São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário aponta para erro jurídico

MARILENE FELINTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Pouca gente sabe ou se lembra que outra batalha de Wounded Knee (Joelho Ferido) ocorreu nos EUA, no início dos anos 70. Nesta última, a luta dos índios já não era mais por terras ou búfalos. Na primeira Wounded Knee, em Dakota do Sul (1890), 300 índios americanos foram mortos pelos soldados brancos, episódio a ser lembrado como claro genocídio.
Nos anos 70, a luta era pela simples sobrevivência, contra o descaso da política indigenista do governo Nixon e a truculência da polícia federal americana, o FBI.
O documentário "Incidente em Oglala", dirigido por Michael Apted ("Nas Montanhas dos Gorilas"), com narração e produção executiva de Robert Redford, é a exposição limpa e imparcial dessa Wounded Knee moderna.
Michael Apted faz a reconstituição do caso do índio lakota Leonard Peltier, condenado a prisão perpétua pelo assassinato de dois policiais do FBI na reserva de Pine Ridge, Dakota do Sul, em 1976.
Pine Ridge se revolvia em miséria e violência. Era a mais pobre reserva daquele Estado americano. Os índios viviam divididos pelo conflito interno entre "tradicionalistas" (de sangue puro) e "progressistas" (mestiços).
Os tradicionalistas eram ligados ao Movimento Indígena Americano (MIA), ativo na reivindicação de recursos federais para a melhoria das condições de vida e a preservação da cultura indígena.
Os progressistas eram ligados ao governo. A presença do MIA em Pine Ridge levou o FBI a instalar um mestiço alcagete no cargo de presidente do conselho tribal. Estava criado o clima de terror propício à história real que acabou por envolver o índio Leonard Peltier -mais um caso de provável erro da justiça americana.
O documentário de Apted, por meio do depoimento da maioria dos envolvidos no caso, do réu ao juiz, dos promotores aos advogados de defesa, aponta para a possibilidade desse erro. O processo é cheio de falhas e provas forjadas.
Mas o filme não se esgota na sua face jurídica. Expõe de novo a mesma ferida aberta: a diferença e o confronto entre uma cultura dominada e outra dominante. Entre o poder e a ausência de poder.
O documentário é a segundo abordagem que o diretor Michael Apted faz do caso da reserva Pine Ridge. Uma primeira versão ele apresentou no filme "Coração de Trovão" (1992).
O valor de "Incidente em Oglala" é sobretudo histórico. Em 1971, O FBI cercou a reserva de Wounded Knee e fez 500 prisões de índios, numa tentativa de esmagar a ação do MIA. A cena repetia a história.
Wounded Knee fica do lado das reservas de Pine Ridge e Oglala, na fronteira entre Dakota do Sul e Nebraska. Aí sempre viveram os índios Sioux ou Dakota, uma das mais importantes tribos indígenas americanas. Os oglala e os lakota são divisões dos Sioux.
O famoso chefe Standing Bear (Touro Sentado) era dos Oglala Sioux. Já o visionário Black Elk, conhecido pelo depoimento publicado em livro "Black Elk Speaks" (Black Elk fala) era um lakota, como o presidiário Peltier.

Vídeo: Incidente em Oglala (1992)
Distribuição: LK-Tel (tel. 011/825-5766)

Texto Anterior: Gravadora vai lançar Marley pré-reggae; Asteróide ganha nome de Grateful Dead; Fã desconhece a carreira de Newman; Sotheby's vai leiloar manuscrito de 'Otelo'
Próximo Texto: Iraniano 'Através das Oliveiras' vence má copiagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.