São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletas discutem formar 'sindicato' e influir na organização de torneios

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto "A Volta Olímpica do Basquete", que acaba de ser lançado pela Confederação Brasileira da modalidade, abre espaço para a criação de uma associação de jogadores.
"Já estamos discutindo essa questão. O atleta é o centro do espetáculo e deve interferir no processo", afirmou o ala Oscar Schmidt, 37, do Corinthians-Amway e da seleção brasileira.
Oscar, que deverá se converter no primeiro jogador da história do basquete a participar de cinco Olimpíadas, em Atlanta-96, disse que, para influir na organização do basquete, os jogadores precisam ter representantes "oficiais, designados formalmente pelos companheiros".
As associações de jogadores -uma espécie de sindicato da categoria- são comuns em esportes com organização de alto padrão. Alguns exemplos no basquete são encontrados na NBA, a liga profissional norte-americana, na liga italiana e na liga espanhola.
No caso brasileiro, a hipótese de participação dos jogadores nas discussões da organização dos campeonatos (calendário, parte técnica, participação em lucros, direito de imagem, seleções nacionais) já é aceita pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete).
"A participação dos jogadores é necessária no projeto. Eles são os artistas do espetáculo, precisam saber o que está acontecendo", afirmou João Henrique Areias, 41, presidente da SportLink, empresa de marketing esportivo, contratada pela CBB e articuladora do projeto "A Volta Olímpica do Basquete".
Areias fez a afirmação durante a apresentação do projeto para dirigentes de federações e de clubes, na sede da Federação Paulista de Basquete, em São Paulo.
A idéia da criação da associação de jogadores, envolvendo os setores masculino e feminino, vem sendo discutida, principalmente, por Oscar Schmidt e Fernando Minucci, também do Corinthians-Amway, e pela ex-jogadora Hortência.(Edgard Alves)

Texto Anterior: Turquia é a surpresa das eliminatórias da Eurocopa
Próximo Texto: Governo colombiano quer afastar dirigente; A FRASE; O NÚMERO; Rincón deve deixar time do Real Madrid; Festa olímpica vai custar US 20 milhões; Jogos de Sydney já acertam patrocínios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.