São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival reúne arte negra contemporânea

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O FAN (Festival Internacional de Arte Negra), promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte em comemoração aos 300 anos da morte de Zumbi, vai reunir expressões da cultura negra na África e na América.
Um dos destaques será a mostra de cinema, que reunirá filmes brasileiros e estrangeiros, cineastas e estudiosos do cinema negro.
A mostra incluirá a exibição conjunta da trilogia "negra" de Glauber Rocha -"Barravento (1962), "Der Leon Has Sept Cabezas" (1970) e "A Idade da Terra" (1980)- permitirá uma outra leitura da obra do cineasta.
A cineasta Pearl Bowser, do movimento "Black Cinema", de Nova York, vai apresentar pessoalmente o documentário "Midnight Ramble" (Passeio à Meia-Noite), sobre o cinema produzido por e para negros nos EUA, antes da 2ª Guerra Mundial.
A coreógrafa Germaine Acogny participa do evento com a coreografia "Z", montada pelo Balé Cidade de São Paulo. A companhia de dança do brasileiro Ismael Ivo vai interromper a temporada alemã da coreografia "Othello", adaptada de William Shakespeare, para mostrá-la na capital mineira.
Na área de artes plásticas, uma exposição vai mostrar serigrafias do artista autodidata Rubem Valentim (1922-1991). Na música, o FAN vai mostrar o trabalho do angolano Filipe Mukenga.

Festival: Festival Internacional de Arte Negra
Quando: de 23 de nov. a 3 de dez.
Onde: vários locais em Belo Horizonte (MG)
Quanto: entre R$ 5 e R$ 20 (shows em teatros)

Texto Anterior: Mágicos se apresentam até domingo em São Paulo
Próximo Texto: Show é baseado em CD ao vivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.