São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos suspeitos de tentar matar Arafat

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia palestina prendeu cinco membros da guerrilha Abu Nidal na faixa de Gaza. Eles planejavam matar o líder palestino, Iasser Arafat.
A informação foi dada ontem pelo chefe de polícia de Gaza, general Ghazi Kabali. Segundo ele, os cinco homens vieram da Líbia e Argélia na semana passada e foram detidos na fronteira de Gaza com Egito.
O líder palestino, segundo o policial, teve sua segurança reforçada após receber a informação sobre as prisões.
Porém a polícia disse não ter provas concretas que possam incriminar os cinco homens.
"São apenas suspeitos e estão sendo interrogados. Por enquanto não há nada que possamos comprovar contra eles", disse o general palestino Mousa Arafat.
Maewan Kanfani, porta-voz de Iasser Arafat, líder da Autoridade Palestina, que controla os territórios desocupados por Israel, se negou a comentar sobre as prisões.
Semana passada, quando os membros do Abu Nidal teriam sido presos, Iasser Arafat, que vive na faixa de Gaza, disse não temer uma tentativa de assassinato e que "nada escapa de seu destino".
Abu Nidal é um dos terroristas mais temidos do mundo e inimigo de Arafat. Todos os seus seguidores são contrários aos acordos de paz firmados entre palestinos e israelenses. Seus alvos são civis e militares tanto palestinos quanto judeus.
Ano passado policias palestinos anunciaram a prisão de vários membros do Abu Nidal por tentarem assassinar Arafat.
Um funcionário do governo palestino disse que após o assassinato do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, em 4 de novembro, o serviço de segurança israelense Shin Bet pediu que a segurança de Arafat fosse reforçada.
Os israelenses também teriam aconselhado que os líderes da Organização para a Libertação da Palestina não aparecessem em público juntos para evitar a possibilidade de um atentado.
O líder palestino chegou ontem a Paris. Ele participa do aniversário de 50 anos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Texto Anterior: Documentário acusa Eduardo 8º de nazista; O NÚMERO; A FRASE; França apresenta reforma previdenciária; Preso na Georgia líder de complô; Grupo assume ataque a diplomata egípcio
Próximo Texto: Rússia vota em 16 de junho para presidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.