São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC nomeia Itamar para posto na OEA em Washington

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente Itamar Franco, 64, foi indicado ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para ocupar o cargo de embaixador do Brasil junto à OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington.
Itamar troca de posto apenas 137 dias depois de assumir a Embaixada do Brasil em Portugal.
Antes de deixar Brasília no início do mês, onde esteve para conversar com FHC, Itamar confidenciou a amigos que, na verdade, gostaria de ficar no Brasil.
Pouco depois de assumir a embaixada em Lisboa, dia 2 de julho, ele havia decidido que não continuaria em Portugal. Expressou esse desejo em visita de FHC ao país.
No dia 26 de outubro, o ex-presidente disse que sua permanência em Lisboa estava condicionada à presença do presidente Mário Soares, de quem é amigo pessoal, no governo. O mandato de Soares acaba em março de 96.
Itamar -que só fala português- tem também uma justificativa pessoal para a mudança: sua namorada, June Drummond, 33, está morando em Washington desde setembro, onde trabalha numa escola primária como diretora.
Itamaraty
A reação no Itamaraty à escolha não foi das melhores. Avalia-se que a troca pode ser ruim para as relações do Brasil com o país, uma vez que Itamar limitou sua permanência ao mandato do amigo Mário Soares.
Segundo diplomatas ouvidos pela Folha, a troca rápida de embaixadores em Portugal pode ser lida pelos portugueses como desprestígio ao país, hoje uma das portas de entrada para o Brasil negociar com a União Européia.
Há também reação de natureza corporativa. A nomeação de Itamar tirará de Washington o embaixador Luiz Augusto Saint-Brisson de Araújo Castro, 49, considerado um excelente negociador, no cargo desde março de 94.

Texto Anterior: Relator se diz favorável a estabilidade de servidores
Próximo Texto: FHC se nega a comentar crítica de amigo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.