São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abecip leva proposta de reformulação do SFH

DA REPORTAGEM LOCAL

A reformulação do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) vai permitir a construção de 6 milhões de imóveis -habitacionais ou não- até o ano de 2005.
Isso vai representar a concessão de cerca de R$ 60 bilhões em créditos à iniciativa privada, segundo a proposta da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
Esse novo esquema, batizado pela Abecip de SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), será apresentado ao governo em um seminário que a entidade realiza nos dias 20 e 21, em Brasília.
Entre os participantes, estarão os ministros Pedro Malan (Fazenda) e José Serra (Planejamento) e o presidente do BC (Banco Central), Gustavo Loyola.
Segundo Anésio Abdalla, presidente da Abecip, o novo sistema de financiamento imobiliário deve estar operando no primeiro trimestre do ano que vem.
Entre outras coisas, afirma, será preciso consolidar uma proposta de reformulação do SFH para "desengessar a forma de aplicação dos recursos da poupança".
Hoje, aproximadamente 65% dos recursos captados pelos bancos via caderneta de poupança vão necessariamente para o financiamento de habitação.
A garantia de mais recursos para a construção de moradias, diz Abdalla, ocorrerá por meio da maior disponibilidade de recursos.
"É a lei da oferta e da procura. Se houver demanda por imóveis para habitação, haverá oferta de créditos", diz.
A proposta da Abecip para a reestruturação do SFH será encaminhada ao Executivo, que se encarregará de levá-la ao Congresso.

Texto Anterior: Saldo comercial é de US$ 334 mi; governo não descarta novos déficits
Próximo Texto: Boeing e McDonnel podem se fundir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.