São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernanda Abreu mostra o charme da lata

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Show: Da Lata
Com: Fernanda Abreu
Quando: de hoje a domingo, às 22h
Onde: Canecão (av. Venceslau Brás, 215, tel. 021/295-3044
Quanto: de R$ 15 a R$ 30

A cantora Fernanda Abreu toma emprestado o charme da lata para fazer batuque, dança e suingue em seu show "Da Lata", que estréia hoje no Rio.
"A lata é a cara do Brasil, é barata e brilha. Tem a lata d'água na cabeça, a batucada na lata, a percussão na frigideira. A lata é luxo e lixo ao mesmo tempo", diz.
"Da Lata" é referência a latas de maconha que aportaram nas praias do Rio na década passada.
Na época, diziam os conhecedores, maconha boa era a "da lata". Os cariocas adotaram a expressão como sinônimo de coisas boas -o equivalente ao "sangue bom".
Carioca, Fernanda, 34, ex-Blitz, abre o show com as duas primeiras músicas do disco: "Veneno da lata" e "Garota Sangue Bom". No palco, junta amigos também cariocas para dar ritmo.
O artista plástico Luiz Stein, marido de Fernanda, assina o cenário do show: toneladas de sucata. As coreografias são de Deborah Colker. O poeta Chacal lerá seu poema "A Lata", musicado por Fernanda.
O amigo Lulu Santos é homenageado no bloco tipicamente dance do espetáculo: Fernanda cantará "Assim Caminha a Humanidade", de Lulu, e "Rio Babilônia".
Outro bloco traz o funk carioca. "Não o que toca hoje nas rádios, mas o que eu considero que iniciou essa onda, como a "Kátia Flávia", de Fausto Fawcett", diz.
O show tem quase todas as músicas do disco. Fernanda também cantará sucessos como "Jorge da Capadócia", "Você pra Mim" e "Rio 40 Graus". A novidade é "É Hoje", samba-enredo da escola União da Ilha do Governador.
Aos 14 anos de carreira, a ex-Blitz diz que "Da Lata" é mistura da percussão de raiz do morro carioca com o balanço urbano do sampler e do computador.
"Meu trabalho tem a cara da cidade. Não tenho essa paranóia de violência. O câncer do Rio é a corrupção policial e a aliança com o tráfico de drogas. Amo o Rio."
O show "Da Lata" fica em cartaz no Rio até domingo. Depois segue para Salvador, Brasília e São Paulo, no início de dezembro. O disco deve ser lançado no ano que vem no Japão.

Texto Anterior: Oração pode levar até a porta do céu
Próximo Texto: Morais conta histórias inéditas sobre o Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.