São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
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Ambiente e bons preços salvam o Pranzo

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A procura de uma fórmula de restaurante com pinta de chique, mas com preços nem tanto, teve um novo rebento, o Pranzo, inaugurado um mês atrás no Itaim. Como seus semelhantes, a nova casa tem potencial de atrair uma boa clientela, embora mais pela ambientação e pelo preço que por trazer inovações gastronômicas.
Neste caso, a fórmula é servir um cardápio relativamente simples, sem grande pretensão. Seus autores vêm de duas vertentes. De um lado estão os seis proprietários, capitaneados por dois sócios da Mercearia São Roque, José Carlos Guida e sua cunhada Traudi Guida. Da Mercearia, um movimentado bar que também serve refeições, e com o reforço de Marta Sandoval, irmã de José Carlos, vem a vocação para um restaurante mais informal.
Eduardo tem formação profissional iniciada há 15 anos, quando o pai, Luigi, abriu a cantina Di Santillo no Paraíso.
O filho cuidou da cozinha por quatro anos, antes de partir para uma temporada no sul da Itália que incluiu a passagem por algumas cozinhas.
O cardápio do Pranzo é basicamente de massas secas (a única fresca é o ravioloni de mozzarella de búfala). Seu destaque é o spaghetti com pesto de rúcula e camarões, que foge um pouco do lugar comum e é bem executado. No outro extremo talvez esteja o penne com molho de tomate, berinjela e mozzarella de búfala, em que o queijo fica rígido e o molho, sem atrativo.
Pratos como o fettuccine ao molho de parmesão e o orecchiette com presunto cru, tomate, vodca e molho branco representam o desempenho ainda mediano da cozinha, que pode se desenvolver à medida que o restaurante, ainda novo, se assente, e ouse mais no cardápio.
A casa também tem opções de grelhados triviais (o mais interessante é o salmão com molho de mostarda e mel) e uma oferta pífia de vinhos, uma vergonha num restaurante que tem nas massas o principal atrativo.

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