São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nigéria prende 9 militantes, denuncia grupo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Forças de segurança da Nigéria prenderam nove membros de um grupo de defesa dos direitos que opera no país, segundo a secretária-geral da organização.
"Dois líderes estudantis da Universidade de Benin foram presos na quarta-feira", disse Jiti Ogunye, secretária-geral do Comitê para a Defesa dos Direitos Humanos.
"Sete outros militantes haviam sido presos na semana passada. Todos eles estão em delegacias de Lagos, mas o acesso a eles não está sendo permitido." A Nigéria não confirmou as detenções.
Segundo Ogunye, eles foram presos por temor de que protestassem contra o enforcamento de nove líderes de direitos humanos, entre eles o escritor Ken Saro-Wiwa.
O enforcamento, ocorrido na sexta-feira, originou protestos no mundo todo. O Brasil e os EUA retiraram temporariamente seus embaixadores do país.
Em Estrasburgo (leste da França), o Parlamento Europeu aprovou uma resolução condenando as execuções. O Parlamento pediu embargo de armas, o congelamento das contas de nigerianos no Ocidente e a suspensão dos vistos aos dirigentes do país.
A Nigéria acusou ontem o Ocidente de interferir em seus assuntos e tentou impedir que a ONU aprove resolução criticando o país.

Texto Anterior: Ameaças não esvaziam votação na Argélia
Próximo Texto: 'Today' anuncia fechamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.