São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995 |
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Corsa Sedan tem melhor desempenho
LUCIANO SOMENZARI
O preço sugerido do Corsa Sedan divulgado pela Chevrolet é de R$ 14.950, para a versão GL, e R$ 16.550, para a GLS, com maior número de equipamentos. A Folha avaliou a versão GLS no autódromo de Homestead, na Flórida (EUA), e no campo de provas da General Motors, em Indaiatuba (110 km a noroeste de São Paulo). A princípio, o carro agrada pelas linhas externas, principalmente da traseira, seu grande diferencial, de aparência mais bojuda. Com o porta-malas saliente, o Sedan ganhou mais espaço para bagagem -390 litros. Na versão hatchback, de dois volumes, a capacidade é de 260 litros. O motor é a outra diferença do novo Corsa. Tem o mesmo índice volumétrico do da picape -1.600 centímetros cúbicos (cc)-, porém desenvolve 13 cavalos-vapor (cv) a mais que o utilitário. Segundo o diretor de engenharia da Chevrolet, Carlos Buechler, o ganho foi obtido com a injeção eletrônica de combustível multiponto, mais eficiente que a monoponto, que equipa a picape. Foram instalados também maiores coletores de admissão e comando de válvulas diferenciado. Juntos, permitem mistura de ar e combustível mais rica, favorecendo maior desempenho. Na pista, o ganho de potência é facilmente notado, quando comparado às versões 1.4. O carro não sofre tanto em ladeiras quanto o seu irmão, com motor de 60 cv. Fora o motor, as sensações ao dirigir essas duas versões são bastante parecidas. São ágeis e confortáveis. As trocas de marchas são precisas e de fácil engate. O mesmo acontece com a embreagem, num típico conjunto em que prevalece a lei do mínimo esforço. Como uma espécie de defeito congênito, o Sedan herda alguns problemas de seu irmão mais velho. Ruídos nas forrações, suspensões muito macias e empunhadura do volante baixa demais são alguns deles. Mercado O novo lançamento da GM chega ao mercado para concorrer num filão com poucas opções. No Brasil, os modelos compactos de três volumes, como o Sedan, praticamente não existem. Exceção para o Volkswagen Voyage, que será remodelado no ano que vem (leia texto abaixo). A marca aproveita o vácuo deste segmento e a excelente aceitação que o Corsa tem entre os consumidores para tornar o Sedan líder de vendas de sua categoria. A GM pretende produzir 240 mil unidades da família Corsa em 96 -90 mil a mais que este ano. A versão Sedan entra com 30 mil unidades desse quinhão. O jornalista LUCIANO SOMENZARI viajou aos EUA a convite da General Motors do Brasil. Próximo Texto: Voyage remodelado chega ano que vem Índice |
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