São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Megaleilão coloca à venda 195 cavalos

DA REPORTAGEM LOCAL

A baixa no mercado de cavalos em geral não chega a assustar os criadores de quarto-de-milha.
Dias 25 e 26 próximos, a ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto-de-Milha) promove leilão oficial de 195 animais no parque da Água Branca, em São Paulo.
O leilão oficial é realizado para que um maior número de criadores tenha chance de fazer negócio. Mais de cem deles vendem cavalos na Água Branca.
A oferta inclui cavalos de trabalho, conformação e corrida, diferentes aptidões para as quais o quarto-de-milha é treinado.
São animais puros, mestiços e cruzados.
Segundo Ovídio Vieira, presidente da associação do quarto-de-milha, a raça, apesar de não repetir os preços altos das temporadas passadas de vendas, conseguiu manter a liquidez.
Vieira tem uma explicação para isto. "Corridas com o quarto-de-milha são promovidas em todo o país, o que faz aumentar bastante o interesse pela raça, pois muito dinheiro pode ser ganho", diz ele
Além disto, prossegue Vieira, os criadores têm no quarto-de-milha um fiel auxiliar na lida com o gado, além de o cavalo poder ser usado em provas de trabalho (laço de bezerros, baliza e apartação).
O presidente da ABQM informa que as éguas puras, mestiças e cruzadas serão apresentadas para negócio prenhas ou com potro ao pé.
Já os animais mestiços (machos e fêmeas) devem estar obrigatoriamente domados para sela e serão apresentados montados.
Um dos maiores destaques do leilão deverá ser o garanhão Moon Arranger, importado dos EUA.
Ele obteve cinco importantes vitórias nos EUA, afirma Carlos Raul Consoni, seu proprietário.
Segundo Consoni, o cavalo venceu a "Florida Futurity" em 1977 e o "Derby Gator", em 1978.
Outro cavalo de Consoni, Rebs Ryon, que não irá a leilão, venceu recentemente o GP 301 Metros, disputado no Jóquei Clube de Sorocaba e considerado um dos mais importantes do quarto-de-milha.
O criador trouxe Rebs Ryon dos EUA. No Brasil, em 16 corridas, o animal já cruzou o disco de chegada nove vezes.
No sábado, dia 25, além dos cavalos que serão negociados no leilão oficial, criadores como Carlos Alberto Machline, Gianni Samaja, João Marigo e Nelson Fakri vão colocar em oferta 10 animais de suas criações.
A receita obtida com a venda desses animais será integralmente doada à Fundação Oncocentro, para compra de aparelhos usados no combate ao câncer.

LEILÃO OFICIAL DO CAVALO QUARTO-DE-MILHA: Dias 25 e 26 de novembro, no parque da Água Branca, em São Paulo. Informações na Remate, tel. (011) 872-1722.

Texto Anterior: Suíça abate animais infectados
Próximo Texto: Expande começa na quinta-feira com agrobusiness e pesque-pague
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.