São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Sopa no mel; No fio da navalha; Missão complicada; Algo no ar...; ...além de aviões de carreira; Sem condições; Frente a frente; Recomeçou; Labirinto; No papel

Sopa no mel
O escândalo do Sivam deu novo alento à reunião dos dirigentes da oposição, amanhã à tarde. O encontro originalmente tinha uma pauta genérica -o suposto autoritarismo do Planalto. Agora, tem a defesa bem concreta de uma CPI.

No fio da navalha
Os tucanos vivem um dilema: se apoiarem a CPI do Sivam, correm o risco de ver as reformas atrasarem, mas, se forem contra, pode parecer que tentam esconder algo. A bancada reúne-se hoje ou amanhã para buscar uma solução.

Missão complicada
Líderes governistas têm uma preocupação: no caso de uma CPI do Sivam, a base de apoio de FHC no Congresso precisará evitar que a oposição transforme a investigação específica em estande de tiro contra o governo em geral.

Algo no ar...
Com a volta de Lélio Lôbo ao Ministério da Aeronáutica não resta dúvida sobre a intenção do governo de manter de pé o polêmico Sivam. O projeto ganhou corpo em sua primeira gestão.

...além de aviões de carreira
Em Maceió, horas após a queda de Mauro Gandra do Ministério da Aeronáutica, FHC fazia de tudo para não lembrar o escândalo. Era difícil: até o céu de brigadeiro em Alagoas conspirava contra.

Sem condições
Houve muita pressão por parte de dirigentes e parlamentares tucanos para que o governo retirasse a nomeação de Júlio César para a embaixada no México. No Senado, membros do PSDB avisaram que votariam contra a indicação.

Frente a frente
Vai esquentar a reunião de hoje, às 10h, da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Suplicy (PT) insistirá que Gilberto Miranda (PMDB) não presida sessões de depoimentos sobre o Sivam. O peemedebista vai rebater.

Recomeçou
O caso Sivam produz efeito colateral: reabre a briga no PMDB. Alberto Goldman, que perdeu a presidência do partido, diz que a apuração não pode ficar só nas mãos de Gilberto Miranda. Que vem a ser do grupo de Sarney.

Labirinto
A Câmara viverá hoje uma batalha regimental se Luís Eduardo (PFL) colocar novamente em votação o pedido de urgência para alterações no regimento defendidas pelos governistas. A oposição levanta argumentos para barrá-la.

No papel
Jobim (Justiça) recebe hoje o líder governista Germano Rigotto (PMDB) e Aloysio Nunes Ferreira (PMDB), relator da comissão que estuda limitações ao uso das medidas provisórias. O relatório deve ficar prontos nos próximos dias.

Próximo Texto: Ofuscado; Oi para desconhecidos; Brasil afora; De pelica; Sondagem; Buraco sem fundo; Passa bem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.