São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
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USP inaugura 'salas de aula do futuro'

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Universidade de São Paulo inaugura no próximo dia 5 duas "salas de aula do futuro" com investimento de mais US$ 500 mil em equipamentos.
Serão as salas de aula com mais recursos informatizados da América Latina. Os 40 computadores -PCs da Unisys e Macintosh- serão ligados em rede, terão acesso individual à Internet (rede mundial de computadores) e poderão ser monitorados pelo professor.
O ambiente hi-tech se completa com bibliotecas de CD-ROM -que podem ser acessados diretamente de cada computador-, TVs, vídeos e até geladeira e forno de microondas.
Uma das salas será voltada para o 1º grau e a outra para 2º grau e universidade. Inicialmente, vão servir para ensinar professores e profissionais de empresas a trabalharem com esses recursos.
O empreendimento é da Escola do Futuro - Núcleo de Pesquisas das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação da USP. Todo o dinheiro para compra de equipamentos foi bancado pela Unisys do Brasil. A Microsof (empresa que produz programas de computador como o Windows) doou toda a sua linha de software.
"Decidimos partir para um extremo de sofisticação para mostrar o que é possível fazer em uma sala de aula desse tipo", afirma o diretor da Escola do Futuro, Fredric Litto, 56.
"Mas, para uma escola, não é necessário ter tudo isso", acrescenta Litto. Ele defende que toda escola deve ter pelo menos um micro ligado à Internet para uso de professores e alunos -o que custa pouco mais de R$ 1.500,00.
As novidades na sala começam nas próprias mesas, que tem computador embutido. A tela do computador é vista por cima de um tampo de vidro -pode aparecer, por exemplo, entre outros papéis colocados sobre a mesa.
A disposição das mesas também inova. Na sala de 1º grau, são dispostas em pequenos círculos, onde os alunos podem trabalhar em conjunto ou individualmente. Na sala de 2º e 3º graus, as mesas são dispostas em quatro fileiras, voltadas umas para as outras, de forma a permitir o debate durante a aula.
"Cada pessoa tem um estilo de aprendizagem e esse ambiente permite que cada um aprenda da sua forma", diz Litto.
Mesmo trabalhando sozinho, o aluno pode estar em contato com o mundo através da Internet -o que leva à noção de uma "sala de aula virtual".

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