São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxa de inflação recua para 1,27%

Fipe prevê índice de 1% para este mês

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A taxa de inflação continua recuando em São Paulo. Na segunda quadrissemana de novembro, os preços subiram 1,27%, contra 1,33% na primeira. O ritmo de queda na última semana foi menor do que na anterior, devido a novo aumento nos preços dos alimentos.
Na primeira quadrissemana, o recuo da taxa havia sido de 0,15 ponto. Na segunda, ficou em 0,06 ponto. A taxa deve recuar ainda mais, ficando próxima de 1% neste mês.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A taxa quadrissemanal reflete a comparação dos preços médios dos últimos 30 dias, até o final da pesquisa, em relação aos 30 dias imediatamente anteriores.
Na segunda quadrissemana foram comparadas as médias de preços de 16 de outubro a 15 de novembro com as de 16 de setembro a 15 de outubro.
Os setores que mais contribuíram para a queda da taxa de inflação na segunda quadrissemana foram habitação, transportes e despesas pessoais.
O setor de habitação pela primeira vez desde julho de 94 teve taxa de aumento próxima à da inflação média. O aumento no setor foi de 1,49%. O recuo se deve à pressão menor dos aluguéis, que subiram 5,31%.
O setor de transporte teve aumento de 1,44% no período, abaixo dos 2,35% da quadrissemana anterior. Os gastos com despesas pessoais (fumo, bebidas, serviços pessoais) subiram 2,04%, contra 2,7% no período anterior.
A surpresa do índice continua sendo o vestuário, segundo Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe. Tradicionalmente em alta nos meses de novembro, os preços mantêm queda.
A redução nos últimos 30 dias até 15 de novembro foi de 1,89%, liderada pelas retrações de roupa de homem (-3,39%) e de criança (-3,16%).
A principal pressão para cima no índice ficou com alimentos, que passaram a custar mais 1,8% para os paulistanos. Houve tendência de alta em todos os subgrupos analisados pela Fipe.

Texto Anterior: Caem as vendas a prazo e à vista em SP
Próximo Texto: Desemprego atinge 1,102 milhão em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.