São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria acelera ritmo de demissões

ANTONIO CARLOS SEILD
DA REPORTAGEM LOCAL

O ritmo das demissões na indústria paulista voltou a se acelerar na segunda semana de novembro, informou a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Entre os dias seis e 11 de novembro, a indústria paulista dispensou 7.625 empregados, mais 1.175 do que na semana anterior
Com isso, o nível de emprego registrou redução de 0,35%, de acordo com o levantamento.
O resultado representa a 28ª semana consecutiva de balanço negativo no nível de emprego industrial do Estado de São Paulo.
A taxa acumulada no mês mostra um recuo de 0,60%, representando o fechamento de 13.075 postos de trabalho.
No ano, o nível de emprego caiu 5,92% com a demissão de 137.875 pessoas. Nos últimos 12 meses, a queda é de 5,36%.
Para a Fiesp, a redução do nível de emprego é causada por uma combinação de fatores conjunturais -o desaquecimento da economia- e estruturais -a automação e aumento da produtividade.
Segundo a economista Maria Helena Zockun, do Departamento de Economia da Fiesp, o aumento da produtividade é acompanhado por crescimento menos intenso de emprego no setor, podendo haver até redução do nível de ocupação.
Apenas sete em 46 setores pesquisados tiveram contratações maiores que demissões na segunda semana de novembro. Houve desempenho negativo em 18 e estabilidade em 21 setores.
Entre os setores com saldo positivo de contratações estão bebidas em geral (2,34%), congelados e supercongelados (1,30%) e massas alimentícias e biscoitos (0,51%).
O desempenho foi mais negativo nos setores de fundição (-2,29%), artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral (-1,94%) e artefatos de borracha (-1,37%).
(ACS)

Texto Anterior: Desemprego atinge 1,102 milhão em SP
Próximo Texto: Eletrobrás tem venda de ações suspensa em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.