São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Unicamp 96 começa neste domingo

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa no domingo o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com uma redação e 12 questões de matemática, física, química, biologia, história e geografia.
Única entre as universidades estaduais paulistas a manter um exame totalmente dissertativo, a Unicamp luta contra a fama de difícil de seu vestibular.
"Há um fundo de verdade no caso dos cursos de alta demanda. Com até 120 candidatos por vaga, qualquer prova fica difícil", diz o coordenador Jocimar Archangelo.
A queda de 18% no número de inscritos em relação ao ano passado deve facilitar a vida dos candidatos a cursos menos concorridos.
Segundo Archangelo, para esses cursos, a nota mínima de acesso à segunda fase deve cair.
Passam para a segunda etapa os candidatos que fizerem 50% dos pontos. Nas carreiras menos procuradas são convocados alunos com notas inferiores até que se complete três candidatos por vaga.
Como em muitos cursos os convocados ultrapassam três -medicina convocou 38,82 candidatos/vaga- a Unicamp quer aumentar a nota de corte.
Segundo Jocimar, a decisão ainda está em estudo, mas deve vigorar a partir do vestibular 97.
Primeiro colocado no vestibular do ano passado, Renato Fonseca Werneck, 18, aluno de engenharia de computação e filho da ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Dorothéa Werneck, dá alguns conselhos para os candidatos.
"As questões da primeira fase são mais fáceis que as da segunda. O candidato deve resolver tudo, mostrar o que sabe", diz.
Quanto à redação, o segredo é "não inventar". "Escolhi a dissertação porque era o tema a que estava mais acostumado".

Próximo Texto: LOCAIS DE EXAME PARA A 1ª FASE DA UNICAMP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.