São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sam Spade encontra a cena psicodélica

DA REPORTAGEM LOCAL

Houve um tempo na cidade de San Francisco onde todas as ruas, das ladeiras ao porto, pareciam ter sido pintadas apenas com as cores preta e branca. E outro, duas décadas depois, quando as cores explodiram no lugar.
Esses momentos são cuidadosamente explicados por dois dos mais interessantes passeios a pé oferecidos na cidade.
O primeiro é o "Dashiell Hammett Tour", que leva o visitante para os pontos que foram frequentados pelo escritor Dashiell Hammett (1894-1961), autor de "O Falcão Maltês" e "A Chave de Vidro".
Hammett foi um dos mestres americanos de romances policiais, apelidado pelos franceses de gênero "noir". Uma referência à neblina e aos casacos negros e moral do mesmo tom, que compunham suas histórias e personagens.
Mas uma outra cidade se esconde em sua arquitetura vitoriana. Casas que no final dos anos 60 foram adotadas como lar pelas bandas que fomentaram o "Estado hippie" da Califórnia. Um movimento que floresceu na esquina das ruas Haight e Ashbury.
O "Flower Power Tour" é uma chance de saber onde o grupo Grateful Dead promovia seus famosos testes com LSD e tudo mais no gênero. Um passeio que leva o visitante para os lugares onde a cena do psicodelismo americano ocorreu.

Dashiell Hammett Tour: (001-707) 939-1214; US$ 10 por pessoa
Flower Power Tour: (001-707) 557-4266; US$ 15 por pessoa
LEIA MAIS
Sobre os passeios em San Francisco nas páginas 6-31 e 6-32

Texto Anterior: Serviços dispensam esforços
Próximo Texto: Assassinatos fictícios atraem fãs do escritor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.