São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

George Orwell é pinto perto de Bill Gates

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Você prestou atenção, ó leitor antenado nas últimas da navegação cibernética, nas previsões que William Henry Gates 3º, o popular Bill da Microsoft, faz em seu novo livro, "A Estrada do Futuro"?
Pois deveria. Não é de hoje que os horrores totalitaristas descritos por George Orwell na obra-prima "1984" -livro que, por sinal, foi escrito nos idos de 1948-, vêm tomando forma palpável.
No começo dos anos 70, por exemplo, os americanos aderiram ao "newspeak", o compactado idioma criado pelo regime do "Big Brother" de Orwell. À época, agências de publicidade norte-americanas acharam por bem economizar tempo e dinheiro reduzindo palavras. Exemplos? Um só basta: a palavra "colour" (cor) foi transformada na mais prosaica "color".
Muito bem. Agora, Bill Gates nos mostra um futuro ainda mais sombrio do que o imaginado por Orwell.
Segundo o homem mais rico do mundo -que amealhou sua extraordinária fortuna, diga-se, justamente graças ao poder de vislumbrar o futuro-, Big Brother já está de olho em você. E pretende promover uma devassa em sua privacidade.
Vejamos o que Gates diz: "Seu micro de bolso será capaz de registrar áudio, hora, lugar e até vídeo de tudo o que acontecer com você. Será capaz de gravar cada palavra que você disser e cada palavra dita a você, bem como a temperatura corporal, pressão sanguínea, pressão barométrica, e uma variedade de outros dados sobre o ambiente ao seu redor. Será capaz de controlar suas interações com a estrada -todos os comandos que você emitir, as mensagens que você enviar e as pessoas para as quais você ligar ou que ligarem para você".
Tem mais: Gates prevê que, em uma década, câmeras serão instaladas em postes, a custos baixíssimos, a fim de registrar imagens de tudo o que acontece nas ruas.
Ou seja, meu caro leitor: aproveite o "aqui e agora" para colocar todos os chifres, cometer todas as infrações de trânsito e tomar todos os pileques, porque amanhã, como diria Scarlett O'Hara, é um novo dia.

Texto Anterior: Presos dois suspeitos de integrar bando
Próximo Texto: Pulga; Denúncia; É campeã!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.