São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM FORAM OS PRINCIPAIS PESQUISADORES

LAURA DE GUGLIELMO

Langsdorff (1774-1832) - Era agitado. Conversava, comia, tinha idéias, tudo ao mesmo tempo. Documentos contam que falava tão depressa que perdia o fôlego.

Florence (1804-1879) - Depois da viagem, o desenhista ficou no Brasil. Deixou diários e pinturas.
Florence pesquisou como poderia copiar seus trabalhos.
Deu o nome de poligrafia a um modo de reprodução gráfica que inventou. Em 1832, fixou e reproduziu imagens pela ação da luz. Chamou a idéia de photographie, que em grego significa "desenho ou escrita que nasce da luz".

Rugendas - O desenhista participou da primeira parte da expedição, aos 19 anos. Fez muitos retratos nas fazendas por onde a expedição passou. Retratou os escravos, os pastos e a colheita do café.

Riedel - Foi o primeiro cientista europeu a percorrer, no início do século 19, o rio Madeira em direção ao Amazonas. Deixou em seu diário mais de cem mil exemplares da flora brasileira desse percurso.

Taunay - Retratou a vida dos índios, especialmente dos Bororo. Estudou a subdivisão Bororo-Araviras ou Cabaçais, descrevendo lutas contra os colonizadores.

Texto Anterior: BOLÍVIA, BELÉM E A VOLTA
Próximo Texto: 'TOSHINDEN' INOVA NOS EFEITOS PARA LUTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.