São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Prisioneiros ideológicos; Ouvidor; Escândalos; Folga não-merecida; Lombinho; Injustiçado; Relevâncias; Regra básica; Espinha sem dobradiça

Prisioneiros ideológicos
"Não sei se o Conselho Editorial da Folha já percebeu que a globalização está tornando todas as políticas econômicas muito semelhantes. Por exemplo, no continente europeu, quando um gabinete socialista é substituído por um liberal ou conservador e vice-versa, nada muda. A tecnologia deu mobilidade ao capital e os grandes administradores de fundos transferem-nos para fora dos mercados onde o governante impõe políticas econômicas não-ortodoxas, desestabilizando a moeda e a economia. Seria quase que como um referendum diário onde somente os administradores dos grandes fundos e bancos são os eleitores. Nesse novo contexto, partidos políticos são prisioneiros ideológicos do grande capital."
Igor Cornelsen (São Paulo, SP)

Ouvidor
"Espero que a divulgação sobre a designação do sr. Benedito Domingos Mariano como ouvidor da Polícia Civil de São Paulo fomente, nos órgãos de segurança dos demais Estados, a vontade de seguir o bom exemplo. Estou convicto, e a experiência da ouvidoria no Paraná já comprovou, que a instituição do ombudsman é uma das soluções para a busca do comportamento ético na administração pública e, no caso específico, um dos instrumentos para procurar evitar o uso e abuso de arbitrariedades policiais."
João Elias de Oliveira, ouvidor-geral do Estado do Paraná (Curitiba, PR)

Escândalos
"Depois dos casos do Banco Econômico, do Banco Nacional e do Sivam começo a acreditar naqueles que diziam que a música da campanha eleitoral de FHC poderia também se intitular 'melô do assalto'. E o pior é que a nação está indefesa perante tudo isso."
José Elias Aiex Neto (Foz do Iguaçu, PR)

"Sivam, Líder, Raytheon, CPI dos Bingos, embaixador Júlio César, senador Gilberto Miranda, ministro Mauro Gandra, grampo, MST, Banco Econômico, entre outros. Será que vem aí 'Collor 2 -o retorno?"'
Curt Nees (Joinville, SC)

"Pelo noticiário a respeito do projeto Sivam, podemos perceber que a certeza de estar fazendo um bom governo não permite ao senhor presidente da República ver que as mesmas causas -corrupção e tráfico de influências- que levaram ao impeachment do senhor Fernando Collor começam a minar o governo Fernando Cardoso."
Hugo Pontes (Poços de Caldas, MG)

"Queremos cumprimentar o editorial da Folha de 22/11 sobre o caso Sivam, sob o título 'Só com CPI'. É preciso que os deputados tomem conhecimento do seu dever. Afinal de contas, quem tem medo da CPI?"
Telma de Souza, deputada federal pelo PT-SP (Brasília, DF)

Folga não-merecida
"Os congressistas estão de parabéns! Ganharam de presente uma semana de recesso branco, sem nenhum desconto, para votar o 'Fundo Social de Emergência', de interesse do governo, para evitar uma iminente diarréia no Plano Real... Se todos aqueles que exercem atividades essenciais nos portos, aeroportos, usinas metalúrgicas, hospitais passassem a exigir uma semana de folga a cada plantão -a exemplo dos políticos profissionais que integram o Congresso-, o país conheceria o maior caos, entraria em colapso irreversível!..."
Antonio Dõnatz Ribeiro da Silva (Curitiba, PR)

Lombinho
"Na reportagem 'Poder malha para cortar gordura e ficar enxuto' (19/11) é citado o receituário do ministro Paulo Renato, no qual consta que nunca se deve comer carne de porco. Hoje o Brasil não produz mais carne de porco e sim carne suína, uma proteína animal com teores de colesterol comprovadamente mais baixos do que a carne bovina ou a carne de frango. Infelizmente, a classe médica não está muito atualizada a respeito. Eis uma colocação para a classe médica pensar: nos mercados instruídos e exigentes da Europa e dos Estados Unidos o consumo de carne suína per capita é seis vezes maior que no Brasil. Será que carne suína faz tão mal à saúde?"
Walter I. van Halst (Ponta Grossa, PR)

Injustiçado
"Todos os que conhecemos o tenente-brigadeiro Mauro José Miranda Gandra sabemos tratar-se de um dos mais honrados servidores públicos do nosso país. Todos os que, da cidade, acompanhamos a sua trajetória profissional, reconhecemos nele um dos mais brilhantes soldados que jamais vimos. Todos os que estivemos atentos à sua conduta como titular do Ministério da Aeronáutica só temos motivos para aplaudi-lo: por sua decidida atuação entre os seus pares na defesa do projeto de lei relativo aos desaparecidos políticos durante o regime militar, por sua iniciativa de facultar o ingresso das mulheres no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, bem como por sua resignada aceitação do seu afastamento em benefício dos interesses do Estado."
Hiro Kumasaka (Curitiba, PR)

Relevâncias
"Como leitor, devo dizer que me parece bastante relevante saber que o Tribunal de Contas da União encontrou indícios de que os distribuidores de gás e de gasolina esconderam seus produtos durante a greve dos petroleiros. O que não é relevante, para mim, é saber se o jornalista Fernando Paulino Neto julga ou não relevante o mesmo fato ('Painel do Leitor', 10/11). Parece-me razoável supor que o objetivo dos jornalistas deva ser o de veicular as informações que sejam do interesse do leitor, e não o de decidir qual deva ser esse interesse. Por outro lado, me parece estranho o tom arrogante do jornalista."
José Alberto Marcondes Machado (Carapicuíba, SP)

Regra básica
"Apoiamos as palavras do dr. Antonio Ermírio de Moraes sobre o Sesi/Senai: 'Não se deve mexer em time que está ganhando'."
Eduardo Cauneto (Assis, SP)

Espinha sem dobradiça
"Os detratores do senador Gilberto Miranda não aprendem a lição: Miranda é competente, independente, jovem e, sobretudo, não é subserviente."
Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)

Texto Anterior: A ditadura do sim ou não
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.