São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local foi palco de vários atos

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

A caminhada Reage Rio ocorrerá no mais célebre "passeatódromo" da cidade: o trecho da avenida Rio Branco entre a igreja da Candelária e a Cinelândia.
O local foi o palco de alguns dos principais atos contra o regime militar -por ali passaram a Passeata dos Cem Mil, em 1968, e diversas manifestações públicas que pediam a redemocratização.
Foi na Cinelândia que, também em 1968, o líder estudantil Wladimir Palmeira exibiu a camisa manchada de sangue do secundarista Édson Luiz, morto pela polícia.
A campanha pela Anistia, em 1979, marcou a reconquista da Rio Branco e, principalmente, da Candelária, após o período de endurecimento do regime militar.
Em 1982, o então candidato do PDT ao governo do Rio, Leonel Brizola, fez ali o encerramento da campanha que acabaria vitoriosa.
O maior ato no Rio pelas Diretas-Já ocorreria, em abril de 84, diante da Candelária, ao longo da avenida Presidente Vargas: a multidão não caberia na Cinelândia.
O local voltaria a ser utilizado para comícios das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva em 89 e 94.
Em 92, o circuito Candelária-Cinelândia foi colorido pelas caras pintadas dos que queriam o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.
(FM)

Texto Anterior: Uma pessoa morre a cada 3 horas na cidade
Próximo Texto: Transporte será gratuito na terça-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.