São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Piscina exige cuidado e manutenção periódica

Conservar a qualidade da água é o mais importante

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 02/12/95
A areia do filtro de água da piscina deve ser vistoriada a cada seis meses, e não trocada, como erroneamente informou reportagem publicada à pág. 9-1 ( Imóveis) de 26/11.
O calor já bate à porta e, junto com ele, chega a hora de voltar a olhar com carinho aquela piscina que no resto do ano só aumenta as despesas da casa ou condomínio. Mas é momento também de redobrar os cuidados de manutenção.
Quanto mais frequente é o uso de uma piscina, mais ameaçada fica a qualidade da água.
É bom lembrar que a maioria das impurezas vem do próprio corpo humano e da falta de manutenção periódica.
A conservação da qualidade da água é necessária porque não se deve esvaziar a piscina, sob risco de danificar a sua estrutura.
Em primeiro lugar, portanto, é necessário garantir que a composição química da água seja a ideal. Não pode conter componentes básicos nem ácidos em excesso.
Para tanto, é preciso regular o seu pH -índice que determina o grau de acidez. O pH vai de um a dez. O ideal é 7,2.
Se for menor, é sinal de que há ácidos demais, o que provoca irritação nos olhos e endurecimento dos cabelos. Os ácidos também corroem a estrutura das piscinas.
Se o pH for maior que 7,2, há muitos elementos básicos na água, o que facilita a proliferação de algas -seres microscópicos que deixam a água verde e servem de alimento para outros bichos.
A ajuste do pH é feito com adição de substâncias químicas. Em piscinas com grande movimento, o pH deve ser medido diariamente.
O tratamento da água inclui também a adição de cloro -para eliminar microorganismos- e algicidas de manutenção -líquidos que evitam a procriação de algas.
Segundo Cássio Oliveira, proprietário da JCQ Piscinas, em piscinas movimentadas, como as de condomínios, deve ser adicionado cloro diariamente.
O algicida de manutenção deve ser usado ao menos uma vez por semana. Se a piscina estiver saturada de algas, deve-se usar um algicida de choque para eliminá-las.
Quem prefere evitar os compostos químicos pode usar um aparelho chamado Aqualux, que emite íons (átomos com carga elétrica negativa) de cobre que realizam o mesmo trabalho. O que muda é o preço (leia texto ao lado).
Em qualquer situação, é indispensável realizar ao menos uma filtragem diária da água.
A maioria das piscinas, quando instaladas, já traz um filtro munido de bomba mecanizada que faz a água passar por um tanque de areia que retém as impurezas.

LEIA MAIS
sobre piscinas na pág. 9-9

Próximo Texto: Verão confortável exige acessórios corretos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.