São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro conta intimidades musicais

TERRY TEACHOUT
ESPECIAL PARA

"The NYT Book Review"
O rosto de Frank Sinatra ainda está virado, de modo que não podemos vê-lo -tanto por hábito quanto por escolha própria. Ele é a grande oportunidade perdida das letras americanas. Parece que nenhum músico jamais o entrevistou a fundo; nenhum livro de qualidade foi escrito sobre sua vida. Em lugar de um romance, recebemos uma biografia de baixa categoria, do tipo "conta todos os detalhes escabrosos". Kitty Kelley, autora de "His Way: The Unauthorized Biography of Frank Sinatra" (Seu Caminho: A Biografia Não Autorizada de Frank Sinatra), de 1986, vasculhou pilhas fumegantes de lixo em Las Vegas e encontrou tudo -menos o trenó chamado Rosebud. E quase todas as outras crônicas da vida e obra de Sinatra feitas até hoje foram muito superficiais.
É este aspecto de Frank Sinatra que Will Friedwald analisa com inesperada acuidade em "Sinatra! The Song Is You" (Sinatra! A Canção É Você), uma biografia musical cujo tema não é a vida de Sinatra mas suas gravações. Digo inesperada porque o último livro de Friedwald, "Jazz Singing" (1990), fedia a autocomplacência exagerada, e "Sinatra! The Song is You" frequentemente peca por conter a mesma esperteza superficial. Em alguns momentos a tentação de fechar o livro e jogá-lo na lata de lixo mais próxima é quase avassaladora.
Felizmente Friedwald conseguiu ser pertinente na maior parte do livro. Boa parte de seus comentários são inteligentes e perceptivos, e um elemento ainda mais valioso é a abundância de recordações pertinentes tiradas de entrevistas que fez com músicos que trabalharam em cooperação íntima com Sinatra. "Eu nunca tinha ouvido falar num livro assim", disse Al Viola, por muito tempo o violonista do cantor, a Friedwald -"um livro sobre Frank em que conversassem com caras como eu. As pessoas que realmente conviveram ali com ele, suando duro. Esse é o único livro sobre Frank que ainda não foi escrito. E acho que é essa a alma de sua música". Viola tem toda razão, e os resultados, embora desiguais, são notáveis: "Sinatra! The Song is You" é o mais importante livro sobre Frank Sinatra publicado até hoje.
Apesar disso o âmbito estreito que Friedwald focaliza, embora contribua para a qualidade de seu livro, inevitavelmente deixa metade da história incontada. Frank Sinatra não é apenas a Voz, aquele espectro sem corpo que se materializa, saindo da neblina, quando um microfone é colocado em sua mão; nosso interesse por ele sempre foi um misto descarado de amor por seu canto belíssimo e de fascínio, a contragosto, por sua imagem pública grosseira.
"The Frank Sinatra Reader", uma coletânea exemplar de ensaios, artigos e trechos de livros editada por Steven Petkov e Leonard Mustazza, colegas no departamento de estudos americanos da Pennsylvania State University, em Ogontz, preenche boa parte dessas lacunas. A maior parte dos melhores artigos escritos sobre Sinatra desde 1944 está incluída nesta abrangente antologia, alguns deles famosos ("Frank Sinatra Has a Cold" -Frank Sinatra Tem um Resfriado-, de Gay Talese), e alguns que só são conhecidos pelos especialistas no assunto ("I Remember Frankeee" -Eu me Lembro de Frankeee-, de Neil McCaffrey). Todos valem a pena ser lidos.

Tradução de CLARA ALLAIN

Texto Anterior: FILMOGRAFIA
Próximo Texto: Dez momentos essenciais da 'Voz'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.