São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

o verão que vem

PATRÍCIA CARTA

por Patricia Carta
Seis estilistas brasileiros atropelam o calendário e mostram o verão 97. Bancados pela Fairway (leia-se Hoechst e Rhodia), põem a moda na frente dos bois para entrar na revista italiana "Collezioni".
Junto com todo o planeta fashion, eles embarcam no clima "relaxed chic" que ronda por aí e apresentam resultados desiguais.
Glória Coelho (G) desfila idéias duráveis, formas simples (nem sempre originais) e mistura perfeita de tecidos. Consagra linhas retas e transforma refletivos futuristas em efeitos especiais.
Apesar de impecáveis, as peças secas em cetim dourado de Reinaldo Lourenço têm referências claras. Romântico e moderno, ele explora bem a renda (como quase todas as coleções em Paris).
Walter Rodrigues pinga de vestidos fluidos e geométricos (o melhor da coleção) para saias estufadas, de efeito lúdico. Pena que tropece nos degraus das roupas em gazar.
Fauze Haten desgrenha mulheres e moderniza seus looks noturnos. Cria bons volumes, mas peca por excesso de plumas em tops sufocantes.
As boas cores seguram o desfile de Renato Loureiro. Proporções acertadas e básicos ok (paletós alongados, saias no joelho, tops reduzidos e calças de cós baixo) destoam dos tubos longos, usados -como toda coleção- com mocassim: fatal.
Tanto as roqueiras como as vaqueiras de Luciana Perez são equivocadas. Inexplicavelmente, elas não tiram a meia Lupo e o escarpim do pé. As dimensões estranhas e a salada de informações apontam para o desastre.
É só para 97. Ainda dá para mudar.

Acima, duas-peças de gala: top-dobradura e minissaia com cauda. Um luxo da Der Haten. Acima à dir., cabeleira desmancha a rigidez do vestido de ombros pequenos e cintura afunilada: impecável. Sempre da mesma etiqueta, o mocinho ao lado exibe paletó moderno

À esq., o vermelho que aparece por baixo da camiseta em guipure corta o dueto impecável em preto e branco, de Glória Coelho (G). Abaixo, transparência divide em duas-peças o vestido fluido da G. À dir., paletó de um botão só e calça de cós baixo formam terno básico da estilista

À esq., tela suaviza o efeito óptico do vestido em jérsei de Walter Rodrigues. Acima, vestido-camiseta se sobrepõe a tufos de tule coloridos. Delírio acertado. Ao lado, o estilista recorta o tubo longo e cria geometrias

A fórmula: camisa em tule e calça risca-de-giz fazem escola e aterrissam no desfile de Renato Loureiro. À dir., um botão só fecha o look de pretos coordenados

À esq., monocromático, o look sintético acerta nas proporções. Abaixo, cabelo Beatles é moldura para o visual mod do rapaz, que investe no paletó longo

Abaixo, Reinaldo Lourenço acerta no terno em cetim dourado: paletó longo e calça justa. Ao lado, a densa camisa é contraponto para a saia no joelho, em renda suave. À dir., echarpe de rosas e faixas enviesadas de renda fazem o neo-romântico do estilista

Ao lado, Luciana Perez erra o alvo e propõe sensualidade gratuita. À dir., a estilistas acerta nas peças, mas se engana na escolha dos acessórios

Texto Anterior: é proibido proibir
Próximo Texto: na caverna de Platão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.