São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
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Projetos valorizam espaço do novo negócio

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com materiais básicos ou inovadores e muita criatividade é possível dar um aspecto moderno e "clean" para o novo negócio, sem gastar muito dinheiro.
Essas são as idéias apresentadas em projetos elaborados com exclusividade para a Folha pelos arquitetos Marcel Monacelli e Beto Madureira, especializados nos setores empresarial e comercial.
A sugestão foi que eles apresentassem uma proposta para um espaço de 60 m2, sendo uma loja de roupas e outra de fast food.
"Nossa idéia foi fazer uma loja de alimentação de atendimento rápido, com produtos diferenciados, como frutos do mar e saladas, e que pudessem ser preparados na frente do cliente", diz Monacelli, 40.
"O projeto é adaptável a outras áreas devido ao uso dos materiais e das formas. Pode ser em uma loja estreita ou mais larga."
Monacelli deu preferência a materiais sofisticados, como aço escovado e marcenaria para os balcões, piso em porcelanato brilhante e tampo do balcão e prateleiras em corian (uma espécie de resina, importada dos Estados Unidos).
Madureira, 33, criou uma loja de roupas. O projeto valoriza a alvenaria com detalhes em madeira marfim e dá destaque à iluminação (veja projetos ao lado).
A execução do fast food criado por Monacelli custa entre R$ 1.600 e R$ 2.000 o m2, algo entre R$ 100 mil e R$ 120 mil.
A cozinha, segundo seu projeto, deve ter dois balcões em aço, chapa, fogão, geladeira, coifa e fritadeira. Esses equipamentos custam cerca de R$ 18 mil, de acordo com Monacelli.
Beto Madureira dividiu a área de 60 m2 em duas partes. "Decidi reservar 40 m2 para a loja e 20 m2 para a área de apoio."
Segundo ele, a loja deve ter três áreas distintas: a promocional, com produtos em destaque como na vitrina e atrás dos balcões; a de exposição, com estoques dobrados ou pendurados; e a de vendas, os balcões de apoio e os provadores.
Madureira aproveitou o pé-direito da loja para criar uma área para estoque de peças dobradas, em madeira.
O forro deve ter um quadriculado em madeira coberto com uma lona "back light" branca esticada, com iluminação fria por dentro. "Essa resolução passa a sensação de um vidro jateado", diz.
Para a vitrine, na frente das araras e sobre os balcões, o arquiteto propõe que sejam colocadas luminárias embutidas com lâmpadas incandescentes.
Madureira estima que a execução do seu projeto custe cerca de R$ 30 mil, sendo R$ 12 mil para alvenaria, R$ 12 mil para marcenaria e pouco mais de R$ 5 mil para vidros, serralheria e iluminação.

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