São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOCABULÁRIO

Marxismo - Corrente de pensamento do fim do século XIX, elaborada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), que afirma que a história se move pela luta de classes e que prevê o advento do socialismo. Segundo o marxismo, as condições para o socialismo são dadas com a superação do capitalismo. Estabeleceu as bases da revolução proletária.

Leninismo - Teoria e prática marxistas elaboradas pelo revolucionário russo Vladimir Lênin (1870-1924), que resultou na Revolução Russa (1917). Estabelece a ditadura do proletariado por intermédio do partido único (comunista).

Maoísmo - Teoria e prática marxistas desenvolvidas pelo revolucionário chinês Mao Tsé-Tung (1893-1976), que resultou na Revolução Chinesa (1949). Diferentemente do leninismo -que privilegia a ação do operariado urbano-, o maoísmo defende a revolução pela ação dos camponeses.

Regime Militar de 64 - Modelo autoritário de administração do Estado que teve início no Brasil em março de 64 com o Movimento Militar de 64, que depôs o presidente João Goulart. Durante o regime miitar, estabeleceu-se a eleição indireta para presidente, governadores e prefeitos de capitais.

Codinome ou nome de guerra - Em tese ao menos, os militantes de uma organização só eram conhecidos por seus nomes falsos, usados apenas nas atividades do grupo. Era uma estratégia para, em caso de prisão, tortura e consequente confissão forçada ou então infiltração policial, preservar a segurança dos demais militantes e familiares.

Aparelhos - Eram os locais usados pelas organizações de esquerda para fazer reuniões ou esconder militantes. Deveriam ser confundidos pela vizinhança com simples casas de família.

Cobrir o ponto - Pontos eram os locais de encontro de militantes da organização. "Cobrir o ponto" significava chegar ao encontro em hora e local marcados, um sinal de que a polícia não havia se infiltrado no movimento. Se o ponto não era coberto, era sinal de que alguém havia caído (sido preso), e toda a organização deveria entrar em alerta.

Texto Anterior: 'Ana Paula no poder, e FHC na linha auxiliar'
Próximo Texto: Figueiredo sofre cirurgia amanhã na clínica onde Geisel está internado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.