São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazendeiros protestam hoje contra invasões

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Os fazendeiros do Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo) realizam hoje, em Presidente Prudente (558 km a oeste da capital), protesto contra as invasões de terra.
O ato vai ser realizado na praça 9 de Julho, no centro, no mesmo local onde, na sexta-feira, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizou um protesto contra a demora na reforma agrária. O vice-presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Célio Romero de Souza, 41, disse que 50 entidades da região, comerciantes e industriais, participarão do ato.
Segundo Souza, entre os participantes estarão o presidente da Faesp (Federação da Agricultura de São Paulo), Fábio Meirelles, e o deputado federal Paulo Lima (PFL-SP), filho do prefeito de Presidente Prudente, Agripino Lima, que se manifestou contrário ao ato dos sem-terra.
Souza estima que de 4.000 a 5.000 pessoas, entre fazendeiros e empresários do Pontal do Paranapanema, deverão participar da manifestação.
"Não somos contra a reforma agrária. Somos contra a baderna que as invasões causam, trazendo prejuízos ao conjunto da sociedade", afirmou Souza.
Ele disse que está preocupado com o "imobilismo" do governo de São Paulo, que, 15 dias após o acordo feito com os sem-terra para assentar 2.100 pessoas, ainda não "mexeu numa palha".
O acordo foi firmado no último dia 4. O governador Mário Covas e o secretário estadual da Justiça, Belisário dos Santos Júnior, se comprometeram a assentar 1.050 pessoas até 31 de dezembro.
Outras 1.050 pessoas seriam assentadas no primeiro semestre do ano que vem, em fazendas a serem desapropriadas no Pontal do Paranapanema. Segundo Souza, as terras escolhidas para o assentamento são as fazendas Arco-Íris, Haroldina, Santa Apolônia e Cannaã.

Texto Anterior: Encontro sobre instituições públicas reúne especialistas de vários países
Próximo Texto: Delegado vai entregar hoje novo pedido de prisão contra Rainha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.