São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Votuporanga cria Câmara Jovem

LUCIANA CONSTANTINO
DA FOLHA NORTE

O projeto que criou a Câmara Jovem em Votuporanga (520 km a noroeste de São Paulo) está mudando a opinião de 17 teens da cidade sobre política.
"Antes de ser vereador eu criticava os políticos e achava que eles não faziam nada. Hoje sei que as barreiras para governar são muitas, principalmente com relação à falta de verbas", afirma o presidente da Câmara Jovem, Luís Gustavo Carmona Sanches, 16.
Os 17 estudantes são os primeiros vereadores com 16 e 17 anos, eleitos por escolas particulares e públicas e por clubes de serviço formados por adolescentes.
A única exigência para a escolha foi que os estudantes tivessem título de eleitor.
"A exigência do título foi uma das maneiras encontradas para tentar desenvolver nos jovens a cidadania de forma consciente", diz Waldenir Aparecido Cuin, 43, diretor da Câmara de Votuporanga.
"Achava que político tinha vida mansa e que governar era fácil. Hoje mudei minha opinião", diz a estudante e vereadora Fabiana Lopes de Almeida, 17.
Ela é uma das sete mulheres que fazem parte da Câmara Jovem. A Câmara "oficial" não tem nenhuma vereadora. Fabiana afirma que alguns amigos de escola disseram que "estão fazendo lavagem cerebral" com ela.
"Eles disseram que minhas idéias mudaram muito. Hoje vejo que é fácil falar do que não temos experiência."

Texto Anterior: Só médico define tratamento
Próximo Texto: 'Mudei de opinião sobre políticos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.