São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wise usa o boxe como rebeldia

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

No boxe, assim como na dança, o que importa é o ritmo, a maneira que como o lutador se aproxima ou se afasta do oponente. Esse parece ser um dos motivos de "Marcado Pela Sarjeta", de Robert Wise, exibido hoje pela TNT (2h).
O filme, rodado em 1956, mostra a trajetória de Rocky Graziano, o grande campeão branco dos ringues norte-americanos. Foi a segunda incursão de Wise no tema, que antes já havia dirigido "Punhos de Campeão".
Depois de uma carreira extremamente irregular, o diretor acabaria sendo lembrado pela feitura de alguns grandes musicais, como "A Noviça Rebelde" ou "Amor, Sublime, Amor".
Mas "Marcado" está ainda longe do balé, ainda que esteja perto da coreografia. Sua história parece um produto típico dos filmes rodados no período áureo do Actor's Studio, em Nova York.
O Studio, uma escola que produziu uma série de atores que incorporavam um certo espírito da rebeldia de seu tempo, materializado em Marlon Brando, Montgomery Clift, James Dean e o Paul Newman dos primeiros filmes.
E Graziano é exatamente Newman, que dá força a um personagem que abraça o boxe não por amá-lo como uma arte, mas antes por ser a única saída possível para uma vida que oscila entre o talento e o caminho da mais plena marginalidade.
Um soco no filme de Wise não é gerado apenas pela necessidade de tentar derrubar o oponente, uma consequência das regras do próprio jogo.
Parece antes ser o resultado de combustão interna de seu lutador, uma forma de ilustrar sua rebeldia. O que é acentuado intensamente pelas cenas de luta -nem sempre acontecidas no ringue- em preto-e-branco.
"Marcado Pela Sarjeta" não é o filme definitivo sobre esse esporte, mas faz parte de um tempo em que o boxe era mostrado com uma certa nobreza.
Algo que poder ser claramente notado em relação aos dois outros filmes que a TNT exibe também hoje: "Rocky 4"e "O Campeão". Filmes que usam o esporte apenas como pretexto para outros fins.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Altman quebra regra para mostrar jogatina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.