São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet ajuda polícia nas investigações

KENNEDY ALENCAR
MARCELO GODOY

KENNEDY ALENCAR; MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Civil de São Paulo será a primeira do Brasil a usar a Internet (rede mundial de computadores) para fazer investigações e receber denúncias.
O delegado-titular do 89º DP (Distrito Policial), Mauro Marcelo Lima e Silva, é o responsável pelo projeto. Já há uma página da polícia em teste na Internet. Na semana que vem, o serviço começa a funcionar oficialmente.
Segundo o delegado, a Internet é um "excelente" instrumento de investigação pela quantidade de pessoas que atinge. "A polícia será menos violenta e arbitrária à medida que usar mais recursos tecnológicos e científicos", disse.
Por enquanto, o material que aparece na Internet é incompleto. A página definitiva ainda se encontra em construção.
A página exibe seis seções. Algumas delas já estão praticamente prontas.
A primeira seção trará uma apresentação e um histórico da Polícia Civil. A segunda, já disponível, mostra uma lista com os departamentos da polícia, seus diretores, telefones e endereços.
A seção "Procurados" divulga o retrato e a ficha criminal de dois homens acusados de pertencer a uma quadrilha internacional de roubo de carros importados.
Os procurados pela polícia que estão na Internet são Edson Schwarttz e Wilson Alves de Oliveira, ambos do Paraná.
Na quarta seção estão os endereços eletrônicos para denúncias e sugestões. O 89º DP centraliza o recebimento das comunicações e as repassa a outros distritos e departamentos da polícia.
"A longo prazo, a idéia é fazer com que todos os distritos tenham equipamento e pessoal treinado para usar a Internet", disse o delegado.
Na página da polícia, haverá também a seção "Novidades", que está em construção. A última seção trará os "Servidores de Interesse Policial", com informações e o endereço de departamentos de polícia de outros países.

Os endereços na Internet são: Polícia Civil (http://www.ci-sp.rnp.br/~ anise/police/index2.html), denúncias (89dp policia-civ.sp.gov.br) e sugestões (webmaster policia-civ.sp.gov.br).

Texto Anterior: Polícia diz que 'cumprirá lei'
Próximo Texto: Encapuzados libertam 22 menores da Febem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.