São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros estão na Internet

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Discutir a utilidade da Internet a essas alturas é bobagem. O processo é irreversível. Um mercado gigantesco a ser explorado. Um território ainda sem dono, com poucas regras e muito chute no escuro.
Os primeiros desbravadores fincaram suas bandeiras e ali se plantaram, de graça.
Até bem pouco tempo, não era preciso pagar nada para ocupar um espaço na rede. Bastavam ousadia e visão para abrir um home page na Internet.
O retorno, em contrapartida, era pequeno: ninguém fazia negócio usando a rede; tudo funcionava na base da curiosidade de alguns navegadores.
Agora começaram a demarcar os terrenos. Já se sabe aproximadamente quanto vale o segundo no ciberespaço.
As pesquisas apontam resultados concretos. Compra-se e vende-se on line. E já tem muita gente pagando para ver.
Nessa leva inicial embarcaram alguns brasileiros. Encontro de cara um home page para promoção de exportações brasileiras na Internet. Outro com informações sobre artes e música.
O primeiro, lançado por uma editora privada de Nova York, a De Paula Publishing, se dispõe a promover as exportações brasileiras no exterior e investimentos estrangeiros no Brasil.
O "Brazilexporters" oferece uma listagem de exportadores categorizados de acordo com seus produtos e ainda uma seção de prestadores de serviços de apoio ao comércio exterior.
Carlos De Paula, autor do projeto, já edita um anuário de exportadores e importadores brasileiros há cinco anos. Seu ponto na Internet já foi contatado por ciberleitores do Chile, da Malásia, da Inglaterra e dos Estados Unidos.
Os preços variam muito. De Paula pagou cerca de US$ 50 para registrar seu home page e desembolsa outros US$ 50 numa taxa anual de manutenção.
Ele acredita que o mercado ainda não se vende sozinho e que é importante uma campanha publicitária de apoio, ou seja, anunciar seu serviço em outros meios de comunicação também.
O "Brazil On Line" é baseado na Califórnia. Oferece informações sobre eventos, shows e exposições de arte no Brasil, entrevistas com artistas e personalidades nacionais. O mais interessante é um serviço de encomenda de CDs de música brasileira.
O endereço apresenta uma longa lista de discos de MPB, música regional ou clássica, com informações sobre os cantores, instrumentistas, as músicas mais importantes de cada disco. As encomendas são feitas via correio eletrônico.

ONDE SABER MAIS
BRAZIL ON LINE: brazilonline@brazilonline.com; DE PAULA: http://www. brazilexporters.co

Texto Anterior: Clones do Macintosh chegam ao Brasil
Próximo Texto: Telefone e fax dão acesso à rede mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.