São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet oferece biblioteca virtual com poesias e contos do autor

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma consulta simples sobre Edgar Allan Poe na Internet traz dezenas de informações, imagens e textos completos dos melhores contos do autor.
O endereço http://infoweb. magi.com/~forrest/library. html é um dos mais curiosos.
Ele leva a uma biblioteca virtual onde até mesmo os maiores fãs de Poe podem ser surpreendidos pela extensa relação de obras (contos, novelas, poemas e artigos) publicadas nos seus 40 anos de vida.
Há no mesmo endereço um "Núcleo de Horror", que reúne uma centena de obras de outros autores do gênero.
Em http://www.libertynet. org/iha/-poe-html, é possível visitar o bairro onde Poe viveu na Filadélfia, entre 1843 e 1844, quando escreveu "O Gato Preto" e "O Escaravelho Dourado".
Nessa fase, segundo o poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867), que se correspondia com Poe, o autor reforçava largamente sua capacidade de criação com a ajuda do álcool.
Cinco anos depois, Poe seria encontrado inconsciente em uma sarjeta e morreria na mesma noite.
Outros endereços (como http://www.wonderland. org/Works/Edgar-Allan-Poe/) trazem dezenas de contos do autor, como "O Barril de Amontillado" e "O Poço e o Pêndulo".
Em http://infoweb.magi. com/~forrest/index.html, o usuário encontra tudo sobre "A Queda da Casa de Usher", um de seus contos mais fantásticos. Além de textos e imagens, é possível ouvir "O Corvo", o poema mais famoso de Poe, interpretado pelo ator inglês Basil Rathbone (http://town.hall.org/Archives/ radio/IMS/HaperAudio/ 011594-harp-ITH.html). (FCz)

Texto Anterior: Poe sai das trevas e entra no computador
Próximo Texto: Acer lança micro multimídia Pentium; Pentium Pro da Vierci chega em janeiro; Compaq lança portáteis Pentium multimídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.