São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista pode ter dois campeões em 96

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Paulista do ano que vem pode ter dois campeões.
Essa possibilidade, reconhecida pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, deve-se à fórmula de disputa e aos critérios de desempate anunciados ontem, junto com a tabela da primeira fase.
O Paulista-96 será disputado em duas fases. Na primeira, as 16 equipes se enfrentam em dois turnos. Os dois melhores de cada turno vão à segunda fase.
Esta terá a forma de um quadrangular, disputado também em dois turnos.
A primeira fase acontece de 27 de janeiro a 29 de maio. A segunda fase será jogada em junho. As datas dependem da participação brasileira no torneio de futebol da Olimpíada.
Pelo regulamento, se uma equipe vencer os dois turnos, será a campeã.
Se for primeira em um dos turnos e segunda no outro, entra no quadrangular com dois pontos e abre vaga para mais um time -o primeiro em índice técnico, entre os demais.
O regulamento não prevê o que acontecerá se uma equipe ficar em segundo nos dois turnos, mas Farah disse que ela não terá ponto extra e abrirá uma vaga no quadrangular, por índice técnico.
Equipes que fiquem na zona de rebaixamento não disputarão a segunda fase, mesmo que tenham conseguido vaga.
O ponto mais polêmico do regulamento é o critério de índice técnico.
Ele é definido por, em ordem decrescente de prioridade: pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados e confronto direto (só para empate de duas equipes).
O critério de sorteio foi abolido por Farah.
Se houver empate entre dois times nesses critérios, ambos serão "declaradas vencedoras".
Isso pode ser aplicado na colocação de cada turno e até na colocação final do quadrangular decisivo.
O rebaixamento continua como neste ano: caem os três piores, por índice técnico.
Os clubes fundadores da FPF -Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, Portuguesa e Juventus- continuam com vantagem extra quanto ao rebaixamento.
Se ficarem entre os três últimos, têm direito a um jogo extra contra o não-fundador colocado logo acima dele -e fora da zona de rebaixamento.

Texto Anterior: ONTEM
Próximo Texto: Farah aguarda a decisão da Fifa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.