São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orquestra alemã se apresenta no Municipal

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um médico paranaense é a principal atração do concerto da Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim, hoje, às 21h, no Teatro Municipal, no encerramento da temporada do Mozarteum Brasileiro.
O pianista Marco Antônio de Almeida é o solista do "Concerto nº 9", de Mozart. Formado em Medicina, Almeida vem de família musical e demorou a escolher entre as duas carreiras.
"Dava muitos recitais em congressos médicos", diz. Até que, no último ano de faculdade, ganhou o concurso da Fundação Gulbekian, de Portugal, que lhe deu uma bolsa de estudos na Alemanha, onde vive há 20 anos.
Professor da Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, Almeida tem carreira de recitalista na Europa e nos EUA. Pela gravadora Teldec, já gravou discos com "Choros nº 11" e "Homoprecoce, de Villa-Lobos", e "The Age of Anxiety", de Bernstein.
Mas não abandonou completamente a medicina. Tanto que, além de um CD com obras de Ernesto Nazareth, está lançando o "Manual de Sobrevivência do Músico".
É um livro de medicina preventiva, para ajudar músicos e todos os profissionais vítimas de lesão por efeito repetitivo, explica.
Trabalhadores com atividades que exigem esforço físico repetitivo, como músicos, jornalistas e estivadores, sofrem encurtamento muscular. "Para prevenir, dou dicas de vários exercícios de alongamento".
Almeida recomenda que, para cada 50 minutos de atividade, sejam feitos dez minutos de alongamento. "Ninguém deve ficar quatro horas seguidas diante de um computador", diz. "Nada mais simples do que parar dez minutos e ficar de cócoras, como fazem os índios.
A obra vai sair na Alemanha antes do Brasil. "Antes de lançar por aqui, além de traduzir, quero fazer pesquisas com músicos brasileiros, porque as estatísticas que tenho no meu livro são todas alemãs, explica.
A turnê -sem regente- é a primeira experiência de Almeida com a Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim. Fundada em 1990, é formada por 40 músicos de orquestras dos dois lados do antigo muro que dividia a cidade -incluindo a célebre Filarmônica de Berlim.
Além do concerto "Jeunchommo", de Mozart, a orquestra apresenta ainda "As Quatro Estações", de Antonio Vivaldi, e o "Concerto em Mi Maior para Trompete", de Hummel. Só há ingressos disponíveis para galeria e anfiteatro. Pessoas com até 25 anos ou acima de 60 têm 50% de desconto.

Concerto: Marco Antônio de Almeida (piano) e Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim
Quando: hoje, às 21h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698).
Quanto: R$ 20,00 (anfiteatro) e R$ 30,00 (galeria)

Texto Anterior: Homem deve saber ser verdadeiro
Próximo Texto: Espetáculo une filme, voz e sonoplastia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.