São Paulo, sábado, 2 de dezembro de 1995
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Suzuki quer criar revenda multimarca

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para reduzir custos e garantir a sobrevivência da marca no país, a Suzuki deve fechar nos próximos dias um acordo de cooperação com outros importadores.
A empresa já propôs a duas outras marcas japonesas -Nissan e Subaru- o uso comum de concessionárias, oficinas mecânicas, depósito de peças e até de escritórios. "Precisamos reduzir as despesas pela metade", afirma Sérgio López Blanco, diretor para a América Latina da ITC (Interamericana Trading Company), empresa responsáveis pelos negócios da Suzuki no continente.
Blanco pretende transformar as concessionárias Suzuki -são 48 em todo o país- em lojas multimarcas, ou seja, passariam a vender também carros de outras marcas. "Haveria uma separação das marcas no show-room. A Suzuki quer manter sua identidade. Mas a assistência técnica seria uma só para todos os carros", diz ele.
Os depósitos de peças de duas ou três marcas também poderão unificados para reduzir custos. Uma das possibilidades, conta Blanco, é a utilização comum do centro de operações da Nissan.
Blanco afirma que a Suzuki não tem planos para deixar o Brasil. Mas, segundo ele, os concessionários sabem que vão enfrentar um período de dificuldades nos próximos seis meses, com a manutenção do Imposto de Importação de 70%. "As revendas vão depender dos serviços de oficina para sobreviver", conta. A marca deve fechar 95 com 4.000 unidades vendidas. Para 96, Blanco diz que se forem vendidos 2.500 unidades já será um bom resultado.
Blanco assumiu a direção da Suzuki do Brasil há uma semana, após a saída de Paulo Mangabeira, que foi para a Kia Motors.

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