São Paulo, sábado, 2 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vôlei vence China e fica com vaga na Olimpíada-96

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO ESPECIAL AO JAPÃO

A seleção brasileira masculina de vôlei está classificada para os Jogos Olímpicos de Atlanta.
O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães obteve sua classificação por antecipação ao derrotar ontem, na Copa do Mundo, a seleção da China por 3 sets a 0 (15/4, 15/7 e 15/7), após 77 minutos de jogo.
As seleções da Itália e da Holanda também garantiram suas vagas para Atlanta.
Além de carimbar seu passaporte, a seleção italiana levou por antecipação o título de campeã da Copa do Mundo, ao bater os EUA por 3 sets a 0 ((15/8, 15/5 e 15/4).
Foi o 15º título internacional conquistado pela "Azzurra" desde que o argentino naturalizado italiano Julio Velasco assumiu a direção da equipe, em 1989.
Já a Holanda ficou com a vaga ao derrotar o Japão por 3 sets a 0 (15/6, 15/11 e 15/12).
Uma vitória hoje sobre o Japão dá ao Brasil a medalha de bronze do torneio.
"A missão está cumprida. Agora, é pensar nos preparativos para a Olimpíada de Atlanta", disse o técnico Zé Roberto.
O treinador brasileiro elogiou ontem a atuação da equipe. Para ele, o jogo contra a China mostrou um time que soube não apenas sacar bem como finalizar nos contra-ataques.
Os números da partida dão razão ao técnico. Dos 45 pontos assinalados pela seleção brasileira, 23 foram de contra-ataque, 7 de bloqueio, 5 de saque e 10 através de erros do adversário.
Para Zé Roberto, que amanhã vai atuar como um dos técnicos da seleção do resto do mundo contra a Itália no World Gala (leia texto nesta página), a disputa da Copa do Mundo serviu para a seleção brasileira iniciar sua preparação visando à Olimpíada de Atlanta.
"Além de poder dormir agora com a cabeça tranquila, estou feliz porque vejo a nossa equipe crescer moralmente. O time voltou a ter garra", afirmou o treinador.
Nos outros jogos da penúltima rodada da Copa do Mundo, a Argentina venceu a Tunísia por 3 sets a 0 (15/12, 15/8 e 15/12), Cuba bateu o Egito por 3 sets a 0 (15/6, 15/11 e 15/5) e o Canadá derrotou a Coréia do Sul por 3 sets a 1 (15/9, 8/15, 15/10 e 15/10).
Na avaliação do presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), o mexicano Rubém Acosta, a Copa do Mundo cumpriu o seu objetivo e se mostrou a mais organizada de todas as edições.

LIGUE
a partir das 12h para o Folha Informações Esporte, 900-0316, e saiba o resultado de Brasil x Japão na Copa do Mundo de Vôlei. A ligação custa R$ 1,17 por minuto e o serviço funciona para todo o Estado de São Paulo

Texto Anterior: Time pega Vasco em São José
Próximo Texto: Max diz que está 'aliviado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.