São Paulo, sábado, 2 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borges e Scherer fazem duelo hoje na praia

RODRIGO BERTOLOTTO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Hoje acontece o confronto nos 100 m livre masculino do Mundial de Natação em piscina curta, entre o atual campeão mundial e o medalha de prata na Olimpíada de Barcelona, em 92.
A prova, disputada em uma piscina de 25 metros montada na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, também serve para responder quem é o melhor nadador brasileiro da atualidade.
Fernando Scherer, 21, e Gustavo Borges, fazendo 23 anos hoje, têm se revezado na posição nos últimos três anos.
O paulista Borges apareceu no cenário nacional em 1989, nadando tranquilo até 92, ano em que despontou Scherer.
A partir daí, os dois começaram a conviver no topo da natação do Brasil.
A melhor marca ainda é de Gustavo Borges -47s77, contra 47s85 de seu oponente.
E, neste ano, Borges começou melhor: bateu o nadador catarinense nos 100 m livre dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata.
Por seu lado, Scherer, escolhido o melhor atleta de 95 pelo Comitê Olímpico Brasileiro, levou os 50 e os 100 m da Universíade de Fukuoka, em setembro, no Japão.
"Essa concorrência é muito boa, porque um acaba puxando o ritmo do outro", afirma Borges.
Já Scherer, conhecido como "Xuxa", prefere desconversar, passando o favoritismo ao companheiro de delegação: "Ele está por cima. Já até ganhou medalha de ouro (nos 200 m livre)".
Os dois, junto com Luiz Lima e Gabrielle Rose, são os únicos brasileiros a já terem vaga na Olimpíada de Atlanta, no ano que vem.
Scherer ontem treinou na piscina de aquecimento da arena montada em Copacabana. Gravou em vídeo suas passagens, situação quando o nadador chega à borda da piscina e toma impulso.
"Preciso mudar tudo para a ir bem em Atlanta e estou começando o trabalho hoje. Quero me corrigir com a ajuda do vídeo."
Scherer leva, pelo menos, uma vantagem sobre seu adversário: ainda não pulou na piscina do 2º Mundial, enquanto Borges já realizou dois dias de competição.

Texto Anterior: Time pega Espanha na Liga-96
Próximo Texto: Revezamento leva bronze
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.