São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

PF no alvo; Alternativa elegante; Querer e poder; Quem tem medo de CPI?; Estilo Tancredo; Ação Popular; Indireta direta; Mandrake; Cara nova; Menos ruim

PF no alvo
Além de depoimentos, a supercomissão do Senado começa a analisar esta semana a parte financeira e jurídica do caso Sivam. Os senadores pretendem propor a redução do poder da PF, especialmente no pedido de grampos.

Alternativa elegante
Gilberto Miranda (PMDB-AM) será convidado a abrir para a supercomissão do Senado as suas contas. Se ele não topar, será votado na comissão o envio de um pedido formal à Justiça para quebrar o sigilo bancário do senador.

Querer e poder
Tanto entre os principais aliados de FHC no Senado como dentro do governo avalia-se que, apesar de suas declarações em sentido contrário, FHC quer refazer a licitação do Sivam. Mas precisa, antes, de uma justificativa formal.

Quem tem medo de CPI?
Para caciques do PFL, a cúpula peemedebista blefa ao propor a CPI do Sivam. Um inquérito parlamentar atingiria o próprio PMDB, argumenta um deles. "O governo só não paga para ver porque teme ainda mais uma CPI".

Estilo Tancredo
A síndrome do grampo está virando epidemia em Brasília. Dois ministros que tinham conversas telefônicas agendadas com empresários paulistas não ligaram: mandaram emissários a São Paulo para tratar dos assuntos em questão.

Ação Popular
O imbróglio do Sivam tornou mais frequentes encontros do trio AP: Serjão, Serra e Paulo Renato. Tentam juntos encontrar soluções.

Indireta direta
Líderes governistas vão insistir junto a FHC para que melhore a relação com o PPB, que tem mais de 80 votos na Câmara e cujos relatores têm dado dores de cabeça ao governo. Ficará implícita a idéia de nomear Francisco Dornelles para a Indústria e Comércio.

Mandrake
Ao usar recursos não previstos no Orçamento e só depois enviar ao Congresso o pedido do crédito, o governo cria problemas. É que parlamentares aproveitam para fazer emendas mudando o destino do dinheiro. Que já foi gasto.

Cara nova
Presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL) planeja uma grande reforma na Casa. Quer nomear uma comissão com representantes dos partidos para analisar mudanças administrativas e também do regimento interno.

Menos ruim
Líderes partidários acham que as acusações na CPI dos Bingos vão abalar de novo a imagem do Congresso, mas dizem que, pelo menos, não há figuras do primeiro time da Casa envolvidos. Isto é que seria um desastre, avaliam.

Próximo Texto: Desligado do mundo; Isolamento do poder; Vôo perigoso; Quintal; Coerência; Aos poucos; Boa vizinhança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.