São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saudade causa prejuízo ao grupo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A tropa brasileira está há 40 dias em Angola e assumiu todos os postos de trabalho sem qualquer incidente. A única preocupação do comando é com a saudade que tomou conta dos soldados.
"Neste período inicial está dando um tremendo banzo (tristeza) na rapaziada", resumiu à Folha um oficial das Forças Armadas que pediu para não ser identificado e cuida, em Brasília, da coordenação da Missão de Paz.
O banzo pode ser medido pelo número de telefonemas que os soldados estão dando para as famílias deixadas aqui. Em pouco mais de um mês de estada na ex-colônia portuguesa, os soldados já deram cerca de 3.000 telefonemas para o Brasil. Custo de cada ligação: US$ 4 por minuto.
Os que sentem mais saudades e que não dispensam o telefonema com frequência já foram alertados pelos comandantes para cuidar do bolso -as ligações são descontadas no salário. Alguns ligam a cobrar e penduram a despesa na conta telefônica dos familiares que ficaram no Brasil.
As ligações são feitas por meio de uma central telefônica móvel que funciona via satélite. Além do uso do telefone, os soldados recebem jornais e revistas brasileiros e ouvem, uma vez por semana, o programa "Boa Noite Angola" com notícias, música, piadas e mensagens enviadas pela família e colegas de quartel.

Texto Anterior: Acaba sequestro de um dos donos de supermercado
Próximo Texto: FHC diz a d. Paulo que novo chefe do Incra seguirá perfil de Graziano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.