São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

'Lenda de Peter Pan' foge do lugar-comum

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

Quem conhece o Peter Pan original, de James Barrie, vai gostar de "A Lenda de Peter Pan", espetáculo com texto cuidado, adaptado por Érika Bodstein. A direção é de Érika e de Valéria Marchi.
A peça mostra um Peter Pan diferente do desenho da Disney e diferente do lugar-comum que se vê no "Peter Pan" da companhia Escala (em cartaz no Paramount) ainda que a exuberância plástica do cenário e do figurino da Escala conquiste o espectador.
Peter Pan (Igor Cotrim, bom no papel) de "A Lenda" é um menino esquecido, sem futuro, "menino trágico" (Barrie), que não acredita em mães e olha Wendy e Sininho, apaixonadas, à distância.
Chegou à Terra do Nunca porque caiu do carrinho de bebê. Sobrevive porque acredita em fadas. A cruel Sininho (Lúcia Kapuki) é seu porto seguro.
O cenário da peça é simples, o figurino não exagera na interpretação dos personagens.
O espetáculo é centrado no trabalho dos atores, integrados em trabalho competente. Mas pode cansar as crianças menores, por durar mais de um hora e não ter muitos elementos de apoio.
Renato Cuenca arranca risadas como o sr. Darling. Carrancudo, faz drama de tudo. Encarna o personagem de Barrie.
Faz contraponto com a compreensiva sra. Darling (Rosa Freitas). Eles divertem a platéia quando se martirizam por terem saído para festa na casa vizinha.
Por esse motivo, os filhos voaram para viver aventuras com Peter Pan e Capitão Gancho.
Na peça, todas as crianças têm sua própria Terra do Nunca, e os meninos da família Darling descrevem as suas.
"A Lenda de Peter Pan" vai, assim, introduzindo passagens pouco exploradas, pequenas cenas descritas por Barrie.
Wendy (Solange Akierman), por exemplo, amadurece depois da experiência como mãe de todo mundo na Terra do Nunca. Até o Capitão Gancho -James Hook, no espetáculo- queria ser filho dela, até os outros piratas.
Akierman faz uma controlada Wendy ao se despedir de Peter. "Era uma adulta, sorrindo de tudo. Mas eram sorrisos molhados" (tradução de Ana Maria Machado). Depois, "A Lenda..." reforça o texto original, pois põe em cena Jane, filha de Wendy, para começar tudo de novo.

Peça: A Lenda de Peter Pan
Direção: Érika Bodstein e Valéria Marchi
Elenco: Solange Akierman, Igor Cotrim, Rosa Freitas, Eduardo Bodstein, Lúcia Kapuki, Fernanda Fechter, Cristina Kehdy e outros
Onde: Teatro Santa Catarina (av. Paulista, 200, tel. 238-4156)
Quando: Sábados e domingos, às 16h
Quanto: R$ 8,00

Texto Anterior: Alguns chefs também são donos da casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.