São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Como criar rãs?

Cleonice Pereira dos Santos, Guarulhos - SP

Para montar uma criação de rãs é preciso investimento inicial de R$ 13 mil -incluídos gastos com equipamentos e capital de giro.
O prazo de retorno do investimento inicial é de aproximadamente dois anos.
O empreendedor precisa dominar a técnica de criação de rãs, em todas as suas etapas, começando pela escolha de um local adequado.
O terreno deve ter de 500 m² a 2.000 m², com muita água corrente.
O número de pessoas trabalhando é pequeno -um empregado, o proprietário e um consultor em veterinária.
O risco do investimento é baixo, o faturamento médio mensal fica em R$ 10 mil. A lucratividade pode alcançar até 25%.
Uma das espécies que mais se adaptam ao clima brasileiro e ao cativeiro é a conhecida como touro-gigante, originária do Canadá.
O nome vem do mugido característico que ela faz na época do acasalamento, semelhante ao de um touro.
Ela alcança peso e qualidade ideais para o abate por volta do quinto mês.
A ração -farinhas diversas, às vezes complementadas por larvas de mosca- é normalmente oferecida em cochos vibratórios, que dão ao animal a impressão de contar com alimento vivo.
Entre os problemas enfrentados pelo ranicultor, o principal é o canibalismo. Para evitar isso, é importante um manejo adequado da criação -oferecendo à rã ração balanceada e evitando juntar animais de grande e pequeno porte.
Existe mercado consumidor garantido para rãs. Ele é formado principalmente por restaurantes finos dos grandes centros urbanos -para o consumo de carne- e de pequenos curtumes -para a pele.

PARA SABER MAIS
Sebrae-SP - rua José Getúlio, 89, Aclimação. Telefone (011) 270-3988. CEP 01509-001. São Paulo (SP).

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Quiosque é alternativa à falta de ponto comercial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.