São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista acusa Rede Globo de 'apropriação de idéia'

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

A jornalista Marizete Kuhn, 47, está processando por plágio a Rede Globo e a Rádio Globo, acusando as duas empresas de terem se apropriado de uma idéia sua para realizar o programa "Você Decide".
O "Você Decide" é exibido pela Globo desde abril de 1992. Ele conta histórias polêmicas e permite que o público escolha, por telefone, um entre dois finais previamente gravados.
O programa também é exibido no Rio pela Rádio Globo AM, com histórias diferentes ou aproveitadas entre as já exibidas na televisão.
Marizete Kuhn, ex-produtora da Rádio Globo, afirma que criou e registrou na Biblioteca Nacional, em 1989, um quadro com a mesma idéia dos finais decididos pelo público.
Segundo ela, o quadro chamava-se "O Povo é o Juiz" e fazia parte de um projeto para uma emissora de rádio que ela iria montar em Natal, no Rio Grande do Norte.
A jornalista diz ter oferecido o projeto à casa de criação da Rede Globo. "Quatro meses depois, sem receber resposta, fui até lá e me disseram que o projeto era um sonho."
O projeto também não foi aproveitado pela Rádio Globo. Quando a Globo começou a exibir o "Você Decide", Marizete diz ter reconhecido sua idéia.
"Fiquei muito deprimida. Depois, decidi entrar na Justiça, porque acho um absurdo que uma idéia seja utilizada assim, sem o menor pudor", afirma.
A jornalista entrou com uma ação com a Rádio Globo e outra contra a Rede Globo. As duas ações estão em curso.
Marizete Kuhn chegou a conseguir uma liminar tirando o programa da Rádio Globo do ar por duas semanas, mas a medida foi cassada.
O diretor do Departamento de Divulgação da Rede Globo, Paulo Carneiro, diz que a emissora não se pronuncia sobre questões judiciais enquanto o processo não terminar.
O advogado da Rádio Globo, Mário Miller, afirma que é de uso comum nos meios de comunicação a idéia da participação do público nos finais dos programas.
Segundo ele, o apresentador do "Você Decide" da Rádio Globo já fazia um programa semelhante antes de 1985, quando Marizete diz ter criado o quadro "O Povo é o Juiz".
"Isso não é nenhuma novidade. Essa senhora é que pode ter plagiado e registrado como seu um quadro que já existia há muito tempo", afirma.

Texto Anterior: Bandeirantes muda de cara
Próximo Texto: Empresas investem em merchandising
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.