São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC anuncia nesta semana novo presidente do Incra; há 4 cotados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro nomes aparecem como cotados para assumir o posto de novo presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que será anunciado nesta semana. Substituirá a Francisco Graziano, que pediu demissão na semana passada.
O presidente Fernando Henrique Cardoso já definiu o escolhido, mas não oficializou o convite e nem sequer divulgou seu nome.
A Folha apurou que entre os nomes cotados para o cargo estavam o do atual presidente interino do Incra, Raul do Valle, e o do ex-deputado petista Plínio de Arruda Sampaio (SP).
Também integram a lista o ex-secretário de Agricultura de São Paulo José Gomes da Silva, tio de Francisco Graziano, e o chefe de gabinete do Ministério da Justiça, José Gregori.
Valle era o diretor de Assentamentos na gestão de Graziano. Uma parte do governo sugeriu a FHC a efetivação do seu nome por significar a continuidade do trabalho de Graziano.
Plínio de Arruda Sampaio é militante do PT ligado à Igreja Católica e amigo de d. Paulo. O presidente do PT, José Dirceu, afirmou ontem que desconhece qualquer convite feito ao petista.
Gregori é o nome preferido dos tucanos. O chefe de gabinete de Nelson Jobim ganhou destaque ao ser o principal responsável pelo envio ao Congresso da lei que indeniza os familiares dos desaparecidos políticos.
Gregori, no entanto, negou qualquer convite. Disse ainda que, caso seja convidado, não aceitará a indicação. Segundo ele, além da capacitação técnica, o cargo exige exige dois requisitos que ele afirma não preencher: ser agrônomo e ser jovem com vigor físico. "A minha hora já passou", afirmou.
FHC passou o dia ontem em São Paulo. À noite, foi ao Teatro Municipal assistir ao show em homenagem a um ano da morte do compositor Tom Jobim.
Francisco Graziano foi um dos convidados. O ministro Sérgio Motta (Comunicações), chegou a brincar com o segredo em torno do nome do novo presidente do Incra. "Pela felicidade do d. Paulo (Evaristo Arns, cardeal-arcebispo de São Paulo), deve ser um cardeal."
D. Paulo, que se encontrou anteontem com FHC e afirmou que o Incra será presidido por um "progressista", comemorou ontem seus 50 anos de sacerdócio em missa no Ibirapuera. Cerca de 8.000 pessoas estiveram presentes.

Texto Anterior: Rede Mulher
Próximo Texto: Cavallo quer crédito especial do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.