São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995 |
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Novo túnel facilita acesso ao centro
ANDRÉ LOZANO
A reportagem da Folha percorreu, em dois dias, sempre no mesmo horário, dois trajetos diferentes para atingir a praça das Bandeiras, na região central da cidade. O ponto de partida do trajeto foi o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. A primeira viagem foi realizada pela reportagem da Folha na última quarta-feira (três horas antes da inauguração do túnel Sebastião Camargo). Nesse trajeto, foram utilizadas a ponte e a avenida Cidade Jardim para se chegar à avenida 9 de Julho e posteriormente à praça das Bandeiras. No segundo percurso, feito na última quinta-feira, utilizou-se o túnel (inaugurado no dia anterior), como alternativa para sair do Morumbi e chegar à avenida 9 de Julho. A reportagem não utilizou a avenida 23 de maio para chegar ao centro porque ela encontrava-se congestionada, segundo informações prévias sobre as condições de trânsito obtidas junto à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O percurso pela ponte Cidade Jardim, de 11 km, foi feito em 26 minutos, com velocidade média de 25,5 km/h. Já o trajeto pelo túnel -que teve um quilômetro a mais, 12- foi feito em 22 minutos, com velocidade média de 33,3 km/h. Portanto, houve uma redução de 19% no tempo gasto entre o Morumbi e o centro. Nos dois dias de teste, o carro da reportagem partiu do Palácio dos Bandeirantes exatamente às 7h55. A velocidade média aumentou, no segundo dia, com a utilização do túnel, mas a avenida 9 de Julho encontrava-se, nesse dia, menos congestionada em comparação com o dia anterior. Lombada eletrônica A CET instalou uma lombada eletrônica na entrada do novo túnel para controlar a velocidade dos veículos. O motorista que ultrapassar os 40 km/h no início do túnel, na avenida das Magnólias, será multado. A multa para quem ultrapassar o limite dos 40 km/h foi estipulada pela equipe da CET em R$ 63,00. O túnel Sebastião Camargo, que ganhou esse nome em homenagem ao fundador da empreiteira Camargo Correa, custou R$ 39,8 milhões ao município. Segundo estimativas feitas pelo diretor de Operações da CET, Nelson Maluf El-Hage, devem passar pelo túnel, nos períodos de pico da manhã e da tarde, cerca de 700 veículos por hora. A Folha procurou a CET, na sexta-feira, para que a companhia fizesse a avaliação dos primeiros dias de funcionamento do túnel Sebastião Camargo, mas não obteve resposta do órgão até o final do dia. Texto Anterior: São Paulo tem 46 homicídios no fim-de-semana Próximo Texto: Prefeitura aposta nos túneis Índice |
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