São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
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Novo túnel facilita acesso ao centro

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O tempo de percurso entre o Morumbi (zona sul) e a região central de São Paulo diminuiu em cerca de 20%, utilizando-se o segundo túnel sob o rio Pinheiro, o Sebastião Camargo, inaugurado na última quarta-feira.
A reportagem da Folha percorreu, em dois dias, sempre no mesmo horário, dois trajetos diferentes para atingir a praça das Bandeiras, na região central da cidade.
O ponto de partida do trajeto foi o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.
A primeira viagem foi realizada pela reportagem da Folha na última quarta-feira (três horas antes da inauguração do túnel Sebastião Camargo).
Nesse trajeto, foram utilizadas a ponte e a avenida Cidade Jardim para se chegar à avenida 9 de Julho e posteriormente à praça das Bandeiras.
No segundo percurso, feito na última quinta-feira, utilizou-se o túnel (inaugurado no dia anterior), como alternativa para sair do Morumbi e chegar à avenida 9 de Julho.
A reportagem não utilizou a avenida 23 de maio para chegar ao centro porque ela encontrava-se congestionada, segundo informações prévias sobre as condições de trânsito obtidas junto à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O percurso pela ponte Cidade Jardim, de 11 km, foi feito em 26 minutos, com velocidade média de 25,5 km/h.
Já o trajeto pelo túnel -que teve um quilômetro a mais, 12- foi feito em 22 minutos, com velocidade média de 33,3 km/h. Portanto, houve uma redução de 19% no tempo gasto entre o Morumbi e o centro.
Nos dois dias de teste, o carro da reportagem partiu do Palácio dos Bandeirantes exatamente às 7h55.
A velocidade média aumentou, no segundo dia, com a utilização do túnel, mas a avenida 9 de Julho encontrava-se, nesse dia, menos congestionada em comparação com o dia anterior.
Lombada eletrônica
A CET instalou uma lombada eletrônica na entrada do novo túnel para controlar a velocidade dos veículos.
O motorista que ultrapassar os 40 km/h no início do túnel, na avenida das Magnólias, será multado.
A multa para quem ultrapassar o limite dos 40 km/h foi estipulada pela equipe da CET em R$ 63,00.
O túnel Sebastião Camargo, que ganhou esse nome em homenagem ao fundador da empreiteira Camargo Correa, custou R$ 39,8 milhões ao município.
Segundo estimativas feitas pelo diretor de Operações da CET, Nelson Maluf El-Hage, devem passar pelo túnel, nos períodos de pico da manhã e da tarde, cerca de 700 veículos por hora.
A Folha procurou a CET, na sexta-feira, para que a companhia fizesse a avaliação dos primeiros dias de funcionamento do túnel Sebastião Camargo, mas não obteve resposta do órgão até o final do dia.

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