São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC convoca líderes para discutir texto de relator para a Previdência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso convocou ontem reunião com os líderes do governo e dos partidos aliados na Câmara para fazer uma avaliação do substitutivo do deputado Euler Ribeiro (PMDB-AM) ao projeto de reforma da Previdência.
A discussão do substitutivo começa hoje na comissão especial da Câmara. Apesar das negociações, não houve acordo em, ao menos, quatro pontos. O principal é a brecha que o relator abriu para aposentados do setor público ganhar até 35% acima do salário do presidente da República (R$ 8.500).
O governo não aceita também a transição de dois anos, a partir da promulgação da emenda constitucional, para que as novas regras da Previdência passem a vigorar.
Os outros pontos de discórdia são a extensão aos inativos do setor público das gratificações e reclassificações dados a quem está na ativa e a centralização na Previdência da arrecadação e fiscalização dos recursos da Seguridade Social. O principal problema do governo está no PMDB.
"A linha do projeto do governo é muito contestada. A do substitutivo é mais palatável. Não adianta brigar com 150 milhões de brasileiros", disse o líder do partido na Câmara, Michel Temer (SP). Segundo ele, o PFL deve adotar orientação semelhante à do PMDB.

Texto Anterior: As belezas de Maceió
Próximo Texto: Roupa é preocupação da comitiva presidencial durante visita à Ásia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.