São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Pedimos desculpas', diz reitor

DA REPORTAGEM LOCAL

A seguir, os principais trechos da entrevista concedida pelo reitor José Martins Filho.

Folha - Por que a Unicamp decidiu suspender toda a primeira fase de seu vestibular?
José Martins Filho - Eu estava (na semana passada) em uma reunião de reitores na República Dominicana. De lá, eu tive de assumir o risco de suspender a redação, porque achava que pairava algum tipo de dúvida e eu não queria que a universidade passasse por isso. Ontem (domingo), passei o dia discutindo com a equipe e todos chegaram à conclusão de que a anulação deveria ser total.
Folha - Por que?
Martins - Pelas características da prova da Unicamp. Tem estudantes, por exemplo, que ficaram muito tempo se preocupando com a redação. Quem não se preocupou tanto teve mais tempo para algumas questões (de conhecimento geral) e poderia ser beneficiado. Qualquer decisão que eu tomasse teria prós e contras.
Folha - A decisão já é resultado da comissão de sindicância (montada na semana passada para apurar a questão)?
Martins - Não, nós não estamos prejulgando absolutamente ninguém. O reitor tomou a decisão baseado nas informações que ele teve e pensando também como professor e como pai.
Folha - Quanto essa mudança vai custar à Unicamp?
Martins - Nós estamos calculando que os prejuízos estão em torno de R$ 370 mil, para esse novo exame. Mas eu acho que a respeitabilidade da universidade vale muito mais do que isso.
Folha - O novo calendário faz com que os alunos convocados na segunda chamada comecem a estudar só três semanas após o início das aulas. Não daria para fazer isso de outra forma?
Martins - Não. É a única forma de fazer justiça e também de ter certeza de que não haverá coincidência com outros exames de vestibular. Nós estamos pedindo desculpas públicas às pessoas. Sabemos que é ruim, mas nós não tivemos outra saída diante desse infeliz incidente.

Texto Anterior: Cursinhos aprovam decisão
Próximo Texto: Falha técnica atrasa divulgação de gabarito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.