São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
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Vendas são mornas no início de dezembro

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro fim-de-semana de dezembro levou o consumidor às lojas. O ritmo de vendas, porém, ainda não reflete clima de Natal.
O comércio informa que quem comprou pagou à vista e optou pelos produtos baratos especialmente nas linhas de roupas e calçados.
A Associação Comercial de São Paulo compara este fim-de-semana com aquele que antecedeu o Dia das Crianças, época em que as lojas também abriram no domingo.
Assim, a venda à vista cresceu 7,6% e a prazo caiu 4,4%. "Dá para dizer que este será o Natal da venda à vista e que o consumidor continua cauteloso", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Para os lojistas, o valor médio do presente deste Natal será cerca de 10% menor do que o de 94. Além do pagamento à vista, diz Alfieri, o consumidor vai abusar dos cheques pré-datados.
"Foi um final de semana um pouco mais animador", diz Murad Salomão Saad, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo.
Segundo ele, os consumidores preferem pagar uma mercadoria em três vezes, no máximo. Uma opção muito usada pelas lojas neste final de semana, diz, foi a de segurar cheques por dez dias.
No shopping Morumbi, as vendas neste final de semana foram, em média, 17% maiores do que as de igual período do ano passado.
Cláudio Sallum, superintendente do shopping, acha que esse crescimento se deve à promoção que sorteia um Renault por dia.
Também no Morumbi, diz, a preferência do consumidor foi pelo pagamento à vista ou com pré-datados. "Pode até ser que, com a flexibilização do crédito, o consumidor opte, daqui para a frente, pelo pagamento financiado."
No shopping Penha, o público foi 20% maior neste final de semana do que no anterior, diz Wagner Geraldes, superintendente.
Cerca de 85% das compras, informa, foram pagas à vista e com três cheques. Para ele, o consumidor já está comprando por conta da segunda parcela do 13º. "Com a primeira, ele pagou dívidas."
No Iguatemi, o movimento no último sábado foi 15% maior do que no anterior, diz Marinei Cestari, gerente de marketing.
Segundo ela, os clientes têm optado por pagar a mercadoria à vista ou com cartão de crédito.
Apesar de o consumidor ainda estar tímido nos gastos, os três shoppings estimam para este mês vendas maiores do que em igual período do ano passado. Esse crescimento varia de 5% a 20%.
O Mappin informa que o movimento do final de semana foi bom. Mas espera que as vendas aumentem com a proximidade do Natal.

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