São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuvest divulga nota de corte em dez dias

DA REPORTAGEM LOCAL

As notas de corte das carreiras da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) devem sair daqui a dez dias. Essa foi a afirmação do vice-diretor da Fuvest, José Atílio Vanin.
"Tradicionalmente, essa nota sai uns dois dias antes da lista dos convocados para a segunda fase", disse.
Pelo calendário oficial, a lista dos classificados para a segunda fase será publicada no dia 22 de dezembro. "Para cerca de 25 mil candidatos, essa lista vai ser um ótimo presente de Natal."
Vanin acredita que as notas de corte desse ano devem subir. "Nas carreiras mais procuradas, como publicidade, engenharia, arquitetura, odontologia, publicidade e jornalismo, a nota deve aumentar de cinco a dez pontos."
A Fuvest limitou o acesso à segunda etapa de seu vestibular. Nos cursos mais concorridos (com dez ou mais candidatos por vaga) serão convocados apenas três candidatos/vaga.
No ano passado, o curso mais concorrido (publicidade e propaganda, com 84,10 candidatos/vaga) chamou 8,45 candidatos/vaga para a etapa final.
Para os cursos menos procurados, a regra praticamente não muda. Será convocado, no mínimo 1,4 candidato/vaga para a segunda fase. No ano passado, nenhuma carreira convocou menos de 1,41 candidato/vaga.
Por isso, segundo Vanin, nos cursos de menor demanda, as notas de corte devem ser próximas às do ano passado. "A menor nota de corte do ano passado foi 45. Creio que isso deva se repetir agora."
O vice-diretor concordou com a opinião da maioria dos alunos, para os quais a prova do segundo dia foi mais fácil que a do primeiro. "Acho que o desempenho dos candidatos foi melhor neste último domingo", disse Vanin.
Disciplinas específicas
As provas da segunda etapa variam de acordo com o curso escolhido pelos candidatos. A única prova comum a todos é português, incluindo a redação.
A etapa final vale de 40 a 160 pontos, dependendo do número de provas realizado pelo candidato.
Alguns cursos vão fazer mais provas específicas. Além de português e história, os candidatos a jornalismo e turismo farão prova de geografia.
Os candidatos que disputam vagas em biblioteconomia na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) têm, como disciplina "extra", matemática.
As provas da segunda fase acontecem do dia 7 ao dia 11 de janeiro. Os candidatos fazem apenas uma prova por dia. Os exames são dissertativos.

Texto Anterior: Fuvest encerra 1ª fase com prova 'fácil'
Próximo Texto: Português é a prova mais importante na Faap
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.