São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote traz preciosidades do som cubano

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Depois de tentativas tímidas e esparsas, até a luxuosa incursão de Caetano Veloso pela música latina, a salsa e outros ritmos cubanos parecem enfim ter chegado ao Brasil para ficar.
Interessado em popularizar esse gênero musical no país, o selo Velas assinou um contrato de distribuição do catálogo da gravadora cubana Egren.
Com 11 CDs, o primeiro pacote resultante desse acordo é o mais consistente já lançado por aqui. A começar do fantástico Bola de Nieve, cantor que até hoje permanecia inédito no mercado brasileiro (leia texto ao lado).
Os títulos escolhidos abrangem vários estilos musicais, da dançante salsa e suas fusões aos melancólicos boleros, passando pelas modernas canções da "Nueva Trova" -movimento que resgatou a tradição trovadoresca da música cubana, no final dos anos 60.
Uma boa introdução ao pacote está em "Irakere", que revelou os jazzistas Paquito D'Rivera e Arturo Sandoval. O repertório é variado, incluindo estilos como "son", "cha cha cha" e até bolero.
Raiz da salsa e principal forma de canção e dança cubanas, o "son" domina o disco de Manolito y su Trabuco, uma das mais jovens e populares orquestras na ilha, e dos veteranos Miguelito Cuní, Félix Chappotín e Lilí.
Já o pianista Juan Carlos Alfonso e sua banda Dan Den misturam vários ritmos locais, com forte influência da música pop. Usam até um duvidoso efeito bate-estaca.
Para os fãs da "trova", o pacote inclui um clássico do gênero. No CD "Hasta Siempre", o cantor e compositor Carlos Puebla traça em 12 canções um painel poético da época da revolução cubana, com tributo ao líder Che Guevara.
O pacote inclui ainda cinco coletâneas. "Serenata" reúne 16 boleros, em interpretações de trios, como o Taicuba, o Voces de Oro e o Los Embajadores.
No CD "Mucho Mas Que Sentimiento", outros 15 bolerões aparecem nas vozes das "cantantes" da velha guarda Elena Burke, Argelia Fragoso e Moraima Secada.
A coletânea "Te Amaré" é dedicada às canções mais românticas da "Nueva Trova", interpretadas por Silvio Rodrigues, Pablo Milanés e Anabel Lopez, entre outros.
Dois outros títulos trazem salsa. Mais tradicional, o CD "Bendita Salsa" mistura vários ritmos do gênero, como a "guaracha", o "afro son" e a "afro salsa".
"Salsa na Cidade"é uma coletânea orientada para rádio, destacando fusões com o rap e o pop. Só falta agora as FMs brasileiras perderem o velho preconceito contra a música latina.

Títulos: Irakere, Tres Se$ores del Son (de Cuní, Chappottín e Lilí), Son y Salsa (de Manolito y su Trabuco), Hasta Siempre (de Carlos Puebla), Dale al Que No Te Dio (de Juan Carlos Alfonso), e as coletâneas Bendita Salsa, Mucho Mas Que Sentimiento, Serenata, Te Amaré e Salsa na Cidade
Lançamento: Egrem/Velas
Quanto: R$ 20 (cada CD, em média)

Texto Anterior: Detalhes podem desviar de Deus
Próximo Texto: Vozeirão de Bola de Nieve emociona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.