São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios de Sarajevo têm referendo sobre acordo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Líderes dos sérvios da Bósnia em Sarajevo disseram ontem que vão fazer um referendo para perguntar aos habitantes sérvios da cidade se eles aceitam o acordo de paz de Dayton (Ohio, EUA).
Segundo o acordo, feito no dia 21 de novembro, todo o território da cidade, que tem mais de 100 mil sérvios, vai ficar sob controle da federação muçulmano-croata.
Os líderes também reivindicaram o direito de os sérvios ficarem na cidade sob seu próprio comando e pediram que não haja uma fuga maciça de sérvios da cidade.
O referendo vai ocorrer apenas nas áreas controladas pelos sérvios. Ele foi marcado para o dia 12 de dezembro, dois dias antes da assinatura do acordo em Paris.
O prefeito da "Sarajevo Sérvia", Vojislav Maksimovic, disse que os sérvios terão de responder à seguinte pergunta: "Você é a favor da resolução de 'Sarajevo Sérvia' como determinada no acordo de paz de Dayton?".
"Nós vamos deixar que o nosso povo decida", disse o prefeito. Os sérvios da cidade já fizeram vários protestos contra o acordo de Dayton. Vários deles afirmam que vão lutar ou fugir da cidade se ela for entregue à federação muçulmano-croata.
O governo bósnio, controlado pelos muçulmanos, afirma que vai garantir a sobrevivência de civis sérvios na cidade. Os militares teriam de abandonar Sarajevo.
Os sérvios da Bósnia já fizeram vários referendos e rejeitaram outros planos de paz internacionais.
Os líderes dos sérvios de Sarajevo pretendem modificar o acordo de paz, incluindo nele documentos separados antes da assinatura em Paris. Os EUA, responsáveis pelo acordo, falaram que não vai haver uma renegociação.
O líder Maksimovic disse que o presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, não tinha autoridade para negociar em nome dos sérvios de Sarajevo.
Vários sérvios já teriam abandonado a cidade, segundo ele.

Texto Anterior: Soldados da Otan chegam aos Bálcãs
Próximo Texto: Bomba mata 11 e fere 60 na Tchetchênia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.